Vencedores da Supertaça 2024

foto: FPP
OC Barcelos SAD conquista a Supertaça António Livramento


20 anos depois, o OC Barcelos SAD voltou a conquistar a Supertaça depois de vencer o FC Porto/Fidelidade, por 2-3, num jogo eletrizante, digno de uma grande final. Os homens de Barcelos entraram mais fortes, os dragões empataram e deram a volta, mas no final a festa foi feita pelos «galos» que há muito perseguiam o regresso às grandes vitórias e conquistaram assim a quinta Supertaça do seu historial.


FC Porto/Fidelidade e OC Barcelos SAD já se tinham estudado, há uma semana, nos quartos de final da Elite Cup. Talvez por isso, os «galos» tenham entrado a pressionar, a tentar assumir o controlo do jogo. A estratégia surtiu efeito e num remate de fora da área, Danilo Rampulla fez o primeiro golo do jogo (minuto 7’).


O FC Porto/Fidelidade manteve o seu plano, defendendo bem, tornando-se mais ofensivo e obrigando o adversário a proteger-se. Não demorou, por isso, a chegar ao empate após lance construído por Ezequiel Mena, que viu Conti Acevedo travar o remate, mas não conseguiu impedir a recarga vitoriosa de Carlo Di Benedetto (minuto 8’).


Os portistas assumiam, então, o protagonismo, pressionavam e o prémio surgiu aos 14’: num remate de longe Rafa festejou o 2-1 com que se chegou ao intervalo.

Motivados com o apoio que chegava da bancada os homens de Rui Neto empataram na sequência de lance de bola parada: Vieirinha tocou para o remate forte de Miguel Rocha (32’).


Era a vez do FC Porto/Fidelidade voltar a pressionar, mas Conti Acevedo mantinha-se concentrado e intransponível. E se o jogo estava eletrizante, mais ficou quando Miguel Rocha descobriu Pedro Silva solto para disparar forte para o 2-3 a 2’48” do final.

O FC Porto/Fidelidade fez o pressing final abdicando do guarda-redes no derradeiro minuto, mas a festa foi do OC Barcelos SAD que já não deixou fugir a vitória.




foto: FPP

SL Benfica vence e conquista a Supertaça Feminina 100 Anos FPP


A equipa sénior feminina do SL Benfica conquistou a sua 11ª Supertaça consecutiva ao vencer a APAC Tojal por 6-1. Um resultado desnivelado no fim dos 50 minutos, mas que se traduz essencialmente por uma segunda parte muito forte das águias após uma primeira metade de maior equilíbrio.

A equipa do SL Benfica dominou a primeira parte, ofensivamente mais constante, mas batendo na forma organizada como a APAC Tojal defendia. A guarda-redes Bárbara do Ó foi uma das melhores antes do intervalo, só não conseguindo evitar o remate vitorioso de Maria Sofia Silva, que numa iniciativa individual concluiu com sucesso (minuto 6’).

As jogadoras da APAC Tojal não baixaram os braços e tentaram em contra-ataque surpreender o SL Benfica, embora sem sucesso. A margem mínima justificava-se, por isso, ao intervalo, deixando tudo em aberto para uma emotiva segunda parte.

Na segunda metade, o conjunto da Luz entrou novamente a dominar e voltou a marcar: Maria Sofia Silva, num remate de longe, aumentou a vantagem (minuto 27’), mas três minutos volvidos, Maca Ramos assistiu Sara Fernandes para o golo da APAC Tojal, que tentava surpreender as águias e obteve o seu prémio.

No entanto, Maria Sofia Silva, depois de ter sido a melhor marcadora da Elite Cup na semana passada, com sete golos, voltou a estar muito concentrada e chegou ao hat-trick, no minuto 36’. A camisola 66 das águias ainda assistiu Marlene Sousa (minuto 41’) para esta ampliar a vantagem (4-1).

A resistência anímica da APAC Tojal não tombava, mas foi o SL Benfica a ampliar por intermédio de Rita Batista (minuto 46’), assistida por Aimée Blackman, jogadora que fechou a contagem no Multiusos de Odivelas com o 6-1 no último minuto. - in fpp.pt

Comentários