Espetacularidade na festa da Taça

Por José Andrade

Hoje vamos falar da festa, no caso da festa da Taça, dois dias marcados por grandes jogos e onde reinou o melhor hóquei que nos agarrou aos ecrãs.


APAC Tojal – CH Carvalhos

No Pavilhão Polidesportivo de São Julião do Tojal, o CH Carvalhos venceu o APAC Tojal por 10-3 no sábado e garantiu assim a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. 

O Carvalhos começou melhor, a querer desde cedo mandar no encontro e com mais posse. Esta superioridade do Carvalhos, que pressionava alto e conseguia assim ter o domínio do jogo, levou a que de forma natural o primeiro golo surgisse para a equipa de Rui Batista, que numa jogada de ataque organizado inaugurou o marcador através de Teresa Morais que começou cedo a dar nas vistas com excelentes pormenores. Mais Carvalhos, a equipa continuava a ter mais posse, mas o Tojal sempre que conseguia chegava perto da baliza de Inês Freitas com saídas rápidas. Depois de muitas oportunidades para o Carvalhos que teve ora bolas nos ferros ora a Andreia Ribeiro a fechar os caminhos da baliza, o Tojal chega ao golo, recuperação da Alice Domingues que colocou na Rita Barros e esta conduziu em velocidade assistindo a Carolina Cavaco para o golo do empate. Jogo animou ainda mais, o Carvalhos continuava a ter mais posse, mas o Tojal sempre que conseguia assustava. Até ao intervalo, mais um golo, jogada de ataque do Carvalhos, Naiara Gonçalves a arrancar com a bola, a rematar contra a defesa do Tojal e na sobra Catarina Barbosa a não perdoar e a deixar o Carvalhos em vantagem na ida para os balneários. 

O segundo tempo começa com o Carvalhos por cima e a marcar novamente, desta vez foi uma saída rápida do Carvalhos com a Helena Carreira a levar e a assistir a Mafalda Monteiro para o terceiro golo da equipa forasteira. O Carvalhos ia começando a materializar a sua superioridade e o quarto golo não tardou. Defesa de Inês Freitas, saída rápida com Helena Carreira a assistir de nova, desta vez a Catarina Barbosa que bisava com um remate forte e sem hipóteses para a Andreia Ribeiro. O jogo continuou a pender mais para o lado visitante, Andreia Ribeiro continuou a fechar o mais possível a baliza, defendendo mesmo um livre. Dava Carvalhos e de forma natural o resultado foi dilatado com 3 golos em 2 minutos de jogo. Teresa Morais apontou o quinto, ela que recuperou e finalizou com uma bela jogada individual. Poucos segundos depois, o sexto golo, recuperação da Mafalda Silva que deu na Mafalda Monteira que devolveu à Mafalda Silva que marcou assim a meia dúzia de golos neste encontro. Continuava o Carvalhos melhor e menos de dois minutos depois o sétimo golo, jogada rápida do Carvalhos com Teresa Morais na condução e na assistência para o golo de Catarina Barbosa. Tiago Simões parou o jogo, a verdade é que a partida animou, o Tojal cresceu aproveitando os espaços que o Carvalhos proporcionava, tivemos livres para as duas equipas, Inês Freitas e Andreia Ribeiro a impedir que o resultado se avolumasse, mas a verdade é que o Carvalhos voltou a marcar, Mafalda Silva na recuperação, Teresa Morais com um toque de classe a assistir Mafalda Monteiro para o oitavo golo do Carvalhos. Jogo sempre rápido, tivemos a decima falta para cada um dos lados e grande oportunidade para o Tojal no livre direto, mas Inês Freitas encheu a baliza e defendeu, mas na recarga Laura Antão não perdoou e fez assim o segundo golo da equipa da casa. Já dentro dos 5 minutos finais, Mafalda Silva arrancou de trás para fazer o nono golo, ela que viria a embater na Andreia Ribeiro na marcação de um livre direto e até ao final ainda tivemos mais dois golos. O décimo, marcado por Teresa Morais e o terceiro do Tojal, apontado por Carolina Cavaco que assim fechou o placar. CH Carvalhos a passar à próxima fase com uma vitória inequívoca em São Julião do Tojal.


Académico FC – CA Campo Ourique

No Pavilhão do Lima no último jogo do sábado, o CA Campo de Ourique derrotou o Académico FC por 5-3 e garantiu assim dessa forma a passagem aos quartos de final da prova rainha.

O CACO foi a primeira equipa a criar perigo, mas o jogo começou logo a uma velocidade vertiginosa. Grande luta desde os primeiros instantes, muita intensidade e oportunidades de parte a parte, com o primeiro golo a surgir já dentro dos 10 minutos finais, golo do CACO por intermédio de Sara Fernandes, depois de ela recuperar a bola e sair em velocidade não tremeu na cara de Bianca Lopes e inaugurou com um ótimo golo o marcador desta partida. Ascendente do CACO, vantagem justificada, mas partida de “loucos” com um ritmo muito elevado. Depois de mais oportunidades de lado a lado e reforçando o ascendente do CACO, novo golo de Sara Fernandes que disparou de meia distância para o 2-0, depois de uma jogada de ataque coletiva do CACO que esperou pelo momento certo para rematar à baliza. O Académico voltou a responder de imediato ao golo sofrido, mas desta vez a equipa da casa conseguiu mesmo chegar ao golo, numa saída rápida com Sofia Ferreira a assistir Beatriz Falcão para o golo que reduzia a vantagem forasteira e que deixava o jogo ainda mais animado. Depois disso, Álvaro Ferreira parou o jogo, o CACO reagiu, foi para cima e acabaram mesmo por chegar ao golo, troca de passes entre as jogadoras de Campo de Ourique com Inês Florêncio a atirar uma bomba de meia distância para o fundo das redes fazendo assim dessa forma o 3-1. A equipa da casa voltou a tentar, mas era o CACO que estava por cima do encontro e por isso mesmo voltaram a marcar, mais um remate fortíssimo de meia distância de Sara Fernandes. O CACO foi para o intervalo a vencer por 4-1 de forma justa depois de um primeiro tempo onde a velocidade reinou. O segundo tempo, iniciou da mesma forma, grande disputa entre as duas equipas, ritmo alucinante e o CACO melhor na partida. Oportunidades de lado a lado, mas foi o conjunto caseiro a chegar ao golo, recuperação da Beatriz Falcão, jogada rápida que apanhou o CACO em contrapé, bola na Sofia Ferreira que devolveu para a Beatriz que assim marcou, reduzindo para 4-2 e dando dessa forma um novo animo ao Académico. A equipa da casa estava no seu melhor momento, começavam a dispor de mais oportunidades e depois de algumas chances, novo golo, Sofia Ferreira a reduzir para apenas um golo através de uma jogada individual formidável que levantou todos os que estavam a ver este jogo. O jogo já estava ao rubro e ficou ainda mais, a velocidade aumentou, a intensidade subiu e ficou um jogo ainda melhor. Depois de chances para as duas equipas e do pior período no jogo para o CACO, a turma lisboeta acabou por chegar ao golo, recuperação da Diana Lopes que ultrapassou uma adversária com um gesto técnico de puro requinte e em seguida deixou para Rita Dias que ao seu estilo bombardeira, não desperdiçou e marcou fazendo assim o 5-3 final. Os últimos 10 minutos foram alucinantes, alta voltagem com o Académico a nunca desistir, a tentar até ao fim, mas o resultado não se alterou e foi o CACO que avançou na Taça de Portugal.



SL Benfica – CENAP

O SL Benfica recebeu e venceu o CENAP por 17-1 e seguiu assim para os quartos de final da Taça de Portugal. 

Jogo de sentido único, com o Benfica a conseguir superiorizar-se desde cedo com bolas na barra, remates perigosos e por isso o primeiro golo chegou nos primeiros minutos, golo marcado por Inês Severino que puxou de trás da baliza e com uma picadinha inaugurou o placar deste jogo. Depois foi o avolumar do marcador de forma natural, Caro Correa foi impedindo o máximo de golos que conseguia, várias ótimas intervenções da guardiã colombiana, mas até ao intervalo o Benfica marcou mais 7 golos, com 6 deles a serem apontados por Marlene Sousa e um por Cata Flores, grandes golos, o CENAP a tentar ao máximo aguentar o ímpeto do Benfica, mas a verdade é que o Benfica foi muito superior, destaque para o segundo e quarto golos do Benfica, enormes golos de Marlene Sousa. O segundo tempo não trouxe nada de diferente, CENAP tentou sempre que conseguia sair e criar perigo, mas a verdade é que o Benfica controlou e através de mais 3 golos de Raquel Santos, um de Marlene Sousa, dois de Maca Ramos, mais dois de Inês Severino e um de Catarina Pedro, a equipa novamente orientada por António Pinto chegou a esta resultado, nota para o golo de honra do CENAP, recuperação de Maria Martins dentro da meia pista do Benfica com a própria a finalizar fazendo dessa forma o 17-1 final. O CENAP tentou, foi um dia onde as coisas não saíram bem e o Benfica confirmou o favoritismo, vencendo de forma contundente numa ótima exibição recheada de golos e garantindo dessa forma os quartos de final da Taça de Portugal. 


ACD Gulpilhares – Académica Coimbra

Neste domingo, o ACD Gulpilhares recebeu e venceu a Associação Académica de Coimbra por 1-0 e foi dessa forma que no Pavilhão Municipal de Gulpilhares a equipa de Filipe Faria garantiu o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal. 

A partida iniciou-se com o Gulpilhares a dispor da primeira ocasião de golo, mas desde os primeiros segundos que ficou visível o grande jogo que íamos ter, muita luta e duas equipas a jogar muito bem. Luta e mais luta, uma primeira parte marcada pela grande luta a meio de pista, duas equipas a defender muito bem, duas guardiãs a mostrar atenção máxima e por isso mesmo o nulo ao intervalo. O segundo tempo trouxe mais do mesmo, luta intensa pela segunda bola, uma grande batalha entre as duas equipas, ninguém dava espaço e tínhamos cada vez mais duas muralhas em cada uma das balizas que iam impedindo que alguma equipa se adiantasse no marcador. Muitas oportunidades, as duas equipas a tentar de tudo, mas os golos não surgiam, até que em mais um ataque veloz da equipa da casa, Érica Silva com um remate muito forte desfez a igualdade. Um torpedo a inaugurar o marcador, 1-0 e estava feito aquele que viria a ser o placar final deste jogo em Vila Nova de Gaia. Grande jogo, os golos não foram muitos, mas o espetáculo foi, uma partida que nos deixou colados ao ecrã o tempo inteiro. 


Escola Livre Azeméis – ACD Vila Boa Bispo

Em Oliveira de Azeméis, um triunfo por 7-2 para o ACD Vila Boa Bispo sobre o Escola Livre Azeméis e dessa forma a equipa de Marco de Canaveses foi mais um conjunto a carimbar o passaporte para os quartos de final da prova rainha.

A equipa visitante entrou com tudo no Pavilhão da Escola Livre de Azeméis, com apenas 5 minutos jogados já venciam por duas bolas a zero, dois golos de Maria Rodrigues que se mostrou novamente como uma das figuras maiores desta equipa. Grande disputa entre as duas equipas, mas foi a turma de Guilherme Pinto a dilatar a vantagem, com Maria Rodrigues a fazer o terceiro e já a dois minutos do intervalo, Ana Almeida a fazer o quarto. Vantagem confortável que a equipa forasteira que chegava ao intervalo a vencer por 4-0. No segundo tempo, o Azeméis entrou mais forte e em busca de recuperar o jogo, prova disso o golo de Ana Oliva nos primeiros minutos da segunda parte. A verdade é que o Vila Boa Bispo estava por cima e melhor no encontro, com isso o quinto golo surgiu de forma natural, desta vez foi Ana Moreira a marcar. A equipa da casa na busca por marcar, parou o jogo, subiu na pista e conseguiram mesmo voltar a marcar, desta vez por intermédio de Joana Silva, mas novamente reposta imediata da equipa do Porto, que poucos segundos depois de sofrer, fez o sexto golo, desta vez Sofia Coelho a marcar e a colocar assim o seu nome na lista de marcadoras nesta partida. Até ao final o Azeméis ainda tentou, mas foi o Vila Boa Bispo a marcar, bis de Sofia Coelho que fechou o jogo neste 7-2.


CR Antes – AF Arazede

No penúltimo jogo do domingo e destes oitavos de final, o AF Arazede venceu o CR Antes por 5-2 no Pavilhão Municipal de Ventosa do Bairro e garantiu assim a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. 

Jogo que se iniciou a todo o ritmo, Arazede com um ascendente inicial que se confirmou com o primeiro golo da partida, Lorena Machado a inaugurar o marcador e a colocar a equipa visitante na frente do placar. O Antes tentou responder, o conjunto da casa foi em busca da igualdade, mas foi o Arazede que voltou a marcar, primeiro por Júlia Fonseca e pouco depois por Lorena Machado que bisava e que se afirmava como a figura deste primeiro tempo. No segundo tempo, Ana Rita Catalão continuou a negar o máximo de golos que conseguia ao Arazede, Lorena Machado que o diga, isto porque a guardiã da equipa da casa defendeu-lhe um livre direto. A verdade é que o Arazede estava melhor na partida e Júlia Fonseca decidiu assumir o protagonismo maior com dois golos em dois minutos que deixaram a equipa visitante a vencer por 5-0. Até ao final, tivemos as duas guarda-redes a encher as balizas, defendendo um livre direto cada e o Antes a conseguir marcar, os golos de Mariana Duarte e de Francisca Rodrigues chegaram já no último minuto, acabou por ser já tarde para conseguir empatar o jogo, mas demonstra bem a entrega da equipa da casa que mesmo com um resultado pesado lutou até ao fim, num jogo onde o Arazede primou pela competência. 


Stuart HC Massamá – Clube Académico Feira

O Stuart HC Massamá foi a última equipa a ficar apurada para os quartos de final da Taça de Portugal ao derrotar nas grandes penalidades o Clube Académico da Feira num jogão que deu por encerrado esta eliminatória. 

No Pavilhão Professor João Campelo, foi a equipa da Feira a entrar melhor aproveitando bem a bola de saída e criando os primeiros sinais de perigo desta partida. Para confirmar isso, o golo de Joana Teixeira que acontece depois de uma recuperação da própria internacional portuguesa da Feira. O Stuart reagiu, assumiu mais as despesas do jogo, tentou ter mais posse e com isso a equipa da casa acabou mesmo por chegar ao golo do empate depois de várias oportunidades e de um jogo superintenso. 1-1, golo marcado por Marta Marujo, que surge depois de uma falta da Ana Alves que travou a Pulga num contra-ataque perigoso, com isso azul para a jogadora do Feira e na cobrança do livre direto, Marta Marujo bateu Ana Borges. O jogo animou ainda mais, poucos minutos depois, novo cartão azul, desta vez para o Stuart porque Diana Pinto travou Sofia Sacadura em falta quando a jogadora do Feira saia em velocidade. Na marcação Inês Caldeira encheu a baliza da turma de Massamá e impediu assim que Joana Teixeira recolocasse o Feira na frente. Até ao intervalo, o ritmo não abrandou, a luta continuou muito intensa e apesar de mais dois livres diretos para o Feira o resultado não se alterou e Inês Caldeira deixou logo aqui a sua marca de uma das maiores figuras desta partida. Na segunda parte, a alta intensidade persistiu, as duas equipas lutavam muito, nas balizas estiveram duas gigantes que foram negando muitos golos, mas a partida não parava e já dentro dos 10 minutos finais novo golo. Beatriz Carmo a cometer a décima falta do Feira e na conversão do livre direto, Marta Marujo voltou a não tremer e fez dessa forma o 2-1. A partida subiu ainda mais de nível, o jogo ficou mais “quentinho” e o Feira procurava incessantemente o golo do empate, que só surgiu dentro dos três minutos finais numa recuperação de Sofia Sacadura que entregou em Cátia Gomes e esta assistiu Joana Teixeira para o golo do empate. 2-2 no final do tempo regulamentar, um grande jogo que nos proporcionou tempo extra onde tudo se manteve empatado, o cansaço já era notório, mas nem por isso o jogo perdeu qualidade ou baixou de ritmo. Tudo empatado e restavam as grandes penalidades para decidir quem passava aos quartos de final. Na marcação das grandes penalidades brilharam as guarda-redes, Ana Borges defendeu três penaltis, mas a maior figura acabou mesmo por ser Débora Gonçalves com 4 grandes penalidades defendidas ditando assim a passagem do Stuart aos quartos de final da Taça de Portugal.

A festa da Taça fica marcada por excelentes jogos, tivemos um pouco de tudo em cada uma das partidas, mas ficou aqui a magia de cada um dos jogos que nos deu as equipas apuradas para os quartos de final da Taça de Portugal.


José Andrade

Comentários