Retirado de: plurisports.com
O atleta de maior sucesso da história do Barça (77 títulos) vai-se despedir aos 41 anos depois de 27 anos ao serviço do FC Barcelona e onde nos últimos 24 anos foi titular da baliza catalã.
Aitor Egurrola (41 anos), o atleta de maior sucesso da história do FC Barcelona em qualquer uma de suas seções com nada menos que 77 títulos, vai-se despedir do hóquei em patins de elite a 30 de junho, no final desta temporada e após 27 anos ininterruptos no Barça e 24 temporadas como guarda redes titular. O anúncio foi feito pelo clube no seu site e redes sociais, adiantando que Egurrola dará em breve uma conferência de imprensa acompanhada pelo presidente Joan Laporta.
Aitor Egurrola Leizeaga é uma lenda viva do hóquei em patins há um quarto de século, não apenas no Barça, mas também na seleção, com a qual foi campeão europeu e vice-campeão mundial. Mas o peso de seu recorde com o Barça não permite comparação com nenhum outro jogador neste desporto. Desde 1998, quando ingressou na equipa principal aos 18 anos, como substituto do então titular Carles Folguera, Egurrola soma 77 títulos, um recorde para o Barça e na história do hóquei em patins mundial, com 11 Euroligas, 21 OK Ligas, 11 Taças do Rei, 11 Taças Continentais, 11 Supertaças de Espanha e uma Taça CERS como os títulos mais destacados. Ele pode acabar esta temporada com 80 títulos se vencer a Copa del Rey, a Copa de Ouro e a Liga OK nesta temporada pelo o Barça.
Começou no Castelldefels, passou pelo hóquei de base na Horta, ingressou no Barça em 1995 e chegou à primeira equipa em 1998, estreando-se a 31 de outubro desse ano com um empate (2-2) no campo do Liceo. Uma lesão de Folguera fez com que Carlos Figueroa, então treinador do Blaugrana, o colocasse sob os postes em cinco jogos, assumindo o desafio com sucesso. Com o tempo, Egurrola substituiria definitivamente Folguera como titular e, desde 2010, compartilha o posto de guardião do FCB com outro guarda redes internacional de primeira linha, Sergi Fernández. Ele é o capitão da equipa principal desde 2012, quando assumiu a braçadeira após a saída de Beto Borregán.
Entre as suas conquistas destaca-se ainda a invencibilidade na Liga OK, que detém com 230 minutos e 38 segundos sem sofrer golos, e é o jogador com mais Euroligas (11) e Ligas Espanholas (21) da história. Nas últimas temporadas tem renovado o contrato de ano para ano, fiel aos seus sentimentos e à sua máxima: poder continuar a desfrutar do hóquei em patins enquanto se sentisse útil e capaz de jogar no melhor clube do mundo, que sempre responsabilizado por seu enorme histórico. “Se não estivesse no Barça, nunca teria acumulado tantos títulos. Não há outro segredo”, disse em uma de suas últimas visitas ao MD. - in plurisports.com
Fonte/Foto- Mundo Deportivo
Comentários
Enviar um comentário