Na Marinha Grande e São Pedro de Moel às voltas com Hóquei & Música.



O Torneio COOPPOVO está de volta à Marinha Grande. Depois de uma pausa forçada, a 2ª edição realiza-se a 4 de Setembro e contará com as equipas do Clube Desportivo de Paço de Arcos, do Parede Foot-Ball Club e do Sporting Clube Tomar.

O torneio é de 𝑬𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 𝑮𝒓𝒂𝒕𝒖𝒊𝒕𝒂 mas será obrigatório apresentar ingresso;
Os ingressos irão estar disponíveis 𝗱𝗶𝗮 𝟯 das 𝟮𝟬𝗵𝟬𝟬 às 𝟮𝟯𝗵𝟬𝟬 e 𝗱𝗶𝗮 𝟰 até à hora dos jogos;
Cada jogo terá o seu ingresso pelo que avisamos que deverão pedir os 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗮𝗼𝘀 𝗷𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺 𝗮𝘀𝘀𝗶𝘀𝘁𝗶𝗿 e apresentar-los na entrada do pavilhão;
O limite máximo é de 𝟰𝟵𝟵 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 - não sendo necessário apresentação de teste negativo nem do certificado de vacinação;
As normas da DGS deverão ser cumpridas (uso obrigatório de máscara, desinfecção das mãos e medição de temperatura);
O Sporting Clube Marinhense tem as 𝗯𝗮𝗻𝗰𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗮 𝗰𝘂𝗺𝗽𝗿𝗶𝗿 𝗼 𝗱𝗶𝘀𝘁𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹;
De forma a garantir a segurança de todos os participantes será 𝗽𝗲𝗱𝗶𝗱𝗼 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗲𝗺 𝗼 𝗽𝗮𝘃𝗶𝗹𝗵ã𝗼 𝗻𝗼 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗷𝗼𝗴𝗼.


Uma vez mais Cátia Ramalho de 33 anos, designer de comunicação, juntou a sua paixão pelas artes com o seu gosto pelos patins, e juntou a vontade de querer explorar as cidades de Portugal.
Com uma câmara fotográfica, um par de patins e uma boa dose de aventura, continua a percorrer o pais e a partilhar um pouco da nossa cultura com os meus seguidores.
Portugal em Patins é desporto, aventura e cultura, numa combinação que só pode trazer sorrisos e boa animação para todos. Desta vez registou a sua passagem pela Marinha Grande e São Pedro de Moel e aqui está o seu registo.

Marinha Grande é uma cidade do distrito de Leiria e foi elevada a este estatuto em 1988. Banhada pelo oceano Atlântico com 18km de praia e com um clima ameno durante a maior parte do ano, esta cidade é um belo destino de férias.


Para além das belíssimas praias, a Marinha Grande tem a conhecida Mata Nacional de Leiria, que faz com que a paisagem seja ainda mais encantadora. Infelizmente em 2017 foi alvo de um grande incêndio e em 2018 por um furacão e a reabilitação dos espaços verdes ainda são notórias. Cabe a cada um de nós preservar sempre a Natureza, pois é triste passar por todas estas paisagens em tons de negro.


Mas não podemos falar desta cidade sem falar na indústria do Vidro, que estão intimamente ligadas. Por aqui costuma até dizer-se "Quem não sopra, já soprou", pois quem cá vive sabe que todos nasceram da fábrica do vidro.


Foi o inglês Guilherme Stephens, que mudou a vida dos marinhenses para sempre, sendo até chamado de “Pai da Marinha Grande”, tendo aceitado um pedido de Marques de Pombal de reavivar a fábrica de vidro, que não só o fez, como o tornou mesmo um caso de sucesso mundial. Mas o seu legado é ainda maior, pois ele criou escola para os operários, posto de primeiros socorros onde os trabalhadores eram tratados sem qualquer custo adicional, pagava bons salários e promovia a música e o teatro também.


Fotografei na freguesia de São Pedro de Moel, junto ao Farol do penedo da Saudade. Este farol de 32 metros é um dos mais visitados do país, sendo que é gratuita a entrada. Não tive a oportunidade de conhecer o seu interior, porque estava fechado mas não ficou esquecido e numa próxima visita é o que pretendo fazer, pois adoro uma boa vista sobre o mar.


Não posso deixar de contar uma história que fiquei a saber sobre a origem do nome deste farol: ele fica situado em cima de um penedo, e reza a lenda que a Duquesa de Caminha vinha todos os dias aqui chorar a morte do seu marido. E assim nasceu o farol Penedo da Saudade.


De coração cheio, Cátia 💛⁣


E depois de um dia muito bem passado pela Marinha Grande e pelo Pavilhão da Embra com excelete hóquei praticado,  um salto de 10 minutos até São Pedro de Moel para mais uma noite do Verão Cultural.

Até 11 de setembro, o Verão Cultural de São Pedro de Moel apresenta uma programação recheada de músicos locais e nacionais e atividades para miúdos e graúdos.

Além disso, às sextas-feiras, há encontro marcado no posto para leituras de histórias ao final do dia e conversas com escritores e ilustradores. Exposições permanentes sobre a praia e o mar também estarão patentes, podendo ser visitadas diariamente, excepto à segunda-feira.

Entre o programa, nota ainda para uma proposta especial: o cine-concerto de filmes de Buster Keaton com Pešpäkøvä, no Palco do Vale, no dia 4 de setembro.

Organizado pela Protur e pela Câmara Municipal da Marinha Grande, o Verão Cultural surge este ano associado à AMI (Assistência Médica Internacional) com o objetivo de sensibilizar acerca do Pinhal de Leiria: 

“A importância de manter o pinhal limpo e saudável, não esquecendo a reflorestação”, explica Carolina Santarino, que integra a organização.

Todas as atividades do evento são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia obrigatória através de protur.reservas@gmail.com.



Comentários