Elite Cup em Tomar com a toda a cultura à sua volta.

 

A Elite Cup surge em 2021, dois anos depois da última edição, com roupagem oficial e ganha, assim, o reconhecimento da sua importância no calendário nacional. Esta primeira “oficialização” só podia acontecer num local que respira hóquei todos os dias; uma cidade que vibra, vive, abraça a modalidade; Tomar assume-se como a capital do hóquei em patins em Portugal.

www.elitecup.pt

Apelidado como o melhor torneio de hóquei em patins do mundo para clubes a cidade de Tomar vai receber no seu pavilhão municipal, entre os dias 10 e 12 setembro, as oito melhores equipas nacionais da época passada onde estão inclidos muitos dos melhores jogadores do mundo.

Elite Cup teve as suas primeiras edições na cidade de Coimbra em 2016 e 2017, onde sairam vencedores o Sporting CP e o SL Benfica respectivamente. Nos dois anos seguintes a competição viajou até ao Algarve. Lá saiu vencedor, pela segunda vez, o Sporting CP e em 2019 foi a vez do FC Porto conquistar o troféu. No ano pandémico de 2020 a prova ficou suspensa, e agora com toda a energia e vontade, a Elite Cup regressa sob a oficialização da Federação Portuguesa de Patinagem.
Tudo está pronto na cidade dos templários para receber a prova que vai marcar o arranque da época 2021/2022.

O sorteio ditou que o Sporting CP e a UD Oliveirense inauguram a prova no dia 10 de setembro às 10h. Na parte de tarde acontecem três jogos. Às 14 horas o AD Valongo defronta o FC Porto, o OC Barcelos com o SC Tomar às 18h e o SL Benfica fecha o dia de eliminatórias com a AJ Viana às 21h.
A final acontece no domingo dia 12 de sembro às 16 horas.

BILHETEIRA DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE TOMAR

7 a 9 de setembro das 14H30 às 19H30

10 e 11 de setembro das 8H30 às 21H00

12 de setembro das 8H00 às 16H00

www.elitecup.pt



Amiga do NHP, Cátia Ramalho de 33 anos, designer de comunicação, juntou a sua paixão pelas artes com o seu gosto pelos patins, e juntou a vontade de querer explorar as cidades de Portugal.
Com uma câmara fotográfica, um par de patins e uma boa dose de aventura, continua a percorrer o pais e a partilhar um pouco da nossa cultura com os meus seguidores.
Portugal em Patins é desporto, aventura e cultura, numa combinação que só pode trazer sorrisos e boa animação para todos. Passou naturalmente pela cidade de Tomar e registou o sentimento...

Tomar é uma cidade do distrito de Santarém, província do Ribatejo.


Fazendo aqui uma pequena contextualização histórica, esta terra foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques e em seguida em 1159 oferecida à Ordem dos Templários, como forma de agradecimento pelo esforço prestado pelos Cavaleiros da Ordem, em manterem e expandirem a Fé Cristã no território português. Ficando assim conhecida até hoje como Tomar a cidade templária.


A minha visita começou pelo Mosteiro, como é da praxe, e que visita tão incrível esta. Deixo-vos a sugestão de entrarem e deixarem-se levar até à época que ele remonta (épocas aliás). É um exercício que adoro fazer, pois fico fascinada com os pormenores, com as histórias e com as habilidades artísticas e arquitetónicas que tínhamos, aliás ele foi construído e ampliado ao longo de vários séculos o que faz com que vários estilos estejam presentes na sua arquitetura. É de notar ainda que mereceu a classificação de Património da Humanidade, pela UNESCO.


Dei um passeio pelas ruas da cidade, passando no mercado municipal, na ponte de D. Manuel, almoçando num restaurante muito agradável também, em que apesar de não terem opção vegan para mim, prepararam na hora e estava deliciosa a refeição, chama-se Restaurante a Brasinha, passem por lá que vão gostar.


Continuei o meu passeio pela Mata Nacional dos Sete Montes, que é o principal parque da cidade com uma enorme zona verde e que faz ligação ao Castelo, são 39 hectares onde a Natureza abunda e o som dos pássaros é a música ambiente.

O parque do Mouchão também fez parte do passeio claro, que fica situado no centro histórico da cidade e que é dividido pelo Rio Nabão. Um verdadeiro Oasis com paisagens lindíssimas que não podem mesmo perder.


Continuando a caminhada, já na Praça da República podemos avistar a câmara municipal, assim como a igreja de S. João Batista e zona de lazer com cafés e restaurantes. Esta cidade é simplesmente amorosa, adorei a organização, senti-me mesmo muito bem por lá.


Mas as atrações não se ficam por aqui, têm ainda para visitar a Sinagoga e judiaria, a igreja de Santa Maria dos Olivais, o aqueduto dos Pegões ou ainda para quem gosta de uma boa subida, as escadinhas da Nossa Senhora da Piedade em que a vista é incrível à medida que se vai subindo e no topo tem a Capela.


Passei um dia super agradável em Tomar, deixando ainda muitas maravilhas por conhecer, mas nada que não se resolva numa próxima visita à cidade.


De coração cheio, Cátia 💛






Hóquei & Cultura


E depois da maratona diária do melhor hóquei português e mundial, porque não dar um salto, de 45 minutos de distância, até Valada no Cartaxo para descontrair num festival único e bastante interesante?...

SoundFlower Fest será um Festival que terá como base a sustentabilidade ambiental, a música independente e a experiência de liberdade e igualdade. Aproximar pessoas, músicas, sons, paisagens e o planeta com os seres vivos e criar uma experiência total de sentidos é o que se viverá em Valada, em setembro. 

O Festival que fica a menos de uma hora de Tomar, tem excelentes acessos de carro com parque de estacionamento adjacente ao recinto e shuttles disponibilizados pela organização entre a estação ferroviária e o Festival. Terá também uma zona de campismo com muita sombra e todas as condições para uma estadia de qualidade. O Tejo que vive colado ao recinto será palco de actividades náuticas, promovidas por parceiros do Festival numa envolvência local, recheada de simpatia e habituada aos Festivaleiros. 

1ª Edição do SoundFlower Fest chega à região do Cartaxo, dias 11 e 12 de Setembro e com primeiras confirmações de peso. Um misto entre alguns nomes consagrados da música nacional e internacional e alguns dos mais entusiasmantes artistas da nova geração. As primeiras confirmações para o SoundFlower Fest, são: Capitão Fausto, Cláudia Pascoal, D'Alva, Filipe Karlsson, os norte-americanos Hercules and Love Affair, Luís Trigacheiro e Sean Riley and The Slowriders. Depois destas primeiras confirmações de peso anunciam-se também os dois nomes que faltavam para completar o palco principal. Do Reino Unidos os potentes Sports Team, de Angola, o Kuduro Progressivo, da incontornável Pongo. 

Livre de géneros musicais, será apresentado um cartaz eclético composto por bandas nacionais e internacionais que atuarão em 2 zonas distintas:
 MAIN STAGE: artistas nacionais que irão abranger os mais variados estilos musicais;
• SILENT DISCO: uma seleção dos melhores DJs de musica independente numa versão silent disco, em que existirão sempre dois projetos a tocar ao mesmo tempo e a pessoa escolhe quem pretende ouvir;

Pelas circunstâncias especiais que vive o país e o mundo, o SoundFlower Fest vai obviamente reger-se dentro de todas as regras impostas pela Direção Geral de Saúde, para que tudo corra bem e a saúde pública e a cultura possam ser asseguradas. Algumas informações importantes:
 
  • A entrada no festival é feita mediante apresentação de certificado digital, obtido através de vacinação completa, recuperação completa ou teste negativo;
  • Estas, são apenas algumas das primeiras novidades de um Festival que pretende ser uma referência no panorama dos Festivais nacionais, pelas suas condições únicas e especiais;
  • Os lugares serão atribuídos por ordem de chegada, com o apoio de assistentes de recinto;
  • O Food Court terá mesas com o devido distanciamento e em circuito de movimentação devidamente assinalado;
  • Existirá uma zona de segurança e isolamento;

Os bilhetes para o SoundFlower Fest estão à venda em seetickets.comBol.pt e locais habituais, pelo preço de 30€ o bilhete diário e 50€ o passe de 2 dias. 


O Hóquei em Patins e a música precisam de ser ligados! O NHP tudo fará para que isso aconteça!
Visitem Tomar com os seus múltiplos motivos de interesse, assistam em segurança os brilhantes jogos de hóquei em patins na Elite Cup e no final, um salto até Valada no Cartaxo para o sedutor festival SoundFlower Fest. Um fim de semana único e perfeito!


Comentários