Acesso à final para decidir na invicta


Retirado de: fcporto.pt

FC Porto foi à Luz bater o Benfica por 6-3 e igualar a dois as “meias” do nacional de hóquei em patins

O FC Porto foi a Lisboa dar uma demonstração de união e empatar a eliminatória de acesso à final do campeonato de hóquei em patins. Ao início da tarde deste domingo, no pavilhão da Luz, os vencedores da fase regular superiorizaram-se ao Benfica por claros 6-3 e obrigaram à realização do quinto e decisivo jogo no Dragão Arena. Apesar da grande exibição coletiva dos comandados de Guillem Cabestany, Gonçalo Alves foi a grande figura azul e branca ao assinar um hat-trick decisivo para manter vivas as aspirações do FC Porto em revalidar o título.

A entrada dos Dragões dificilmente poderia ter sido melhor. Logo ao segundo minuto, Gonçalo Alves arrancou sozinho desde o próprio meio-campo, galgando metros pelo corredor central, trabalhou por entre os adversários e depositou a bola no ângulo, inaugurando o marcador de forma sublime. O Benfica respondeu aos 6’ num lance confuso que acabou por trair Xavier Malián. A vantagem portista foi restabelecida após transição em superioridade numérica de dois para um: Xavi Barroso soltou em Rafa e o camisola 9 concluiu o contra-ataque na perfeição ao colocar a bola no ângulo inferior mais próximo. Já depois de um livre direto de Gonçalo Alves ter sido defendido por Pedro Henriques surgiu a décima falta do FC Porto numa altura que os encarnados somavam metade (5). Na cobrança Nicolia atirou ao lado, mas na recarga viria a igualar a contenda a dois. A resposta imediata de Carlo Di Benedetto foi sinónimo de 2-3: após movimento circular de Giulio Cocco, o francês rematou à boca da baliza e garantiu a vantagem azul e branca à ida para as cabines.

No regresso para a etapa complementar, o guardião lisboeta ia mantendo o jogo à distância mínima. A disparidade no número de faltas era cada vez mais evidente (7-15) e o Benfica não vacilou no livre direto de que dispôs, repondo assim a igualdade. A dez minutos do final do tempo regulamentar, Nicolia fez falta para cartão azul sobre Xavi Barroso e os Dragões dispuseram de um livre direto além dos dois minutos em powerplay. Carlo Di Benedetto não foi capaz de o concretizar e, no contragolpe, foi assinalado penálti a favor do conjunto da casa, só que Mali impediu a tentativa de Lucas Ordoñez. Praticamente de imediato os encarnados fizeram a décima falta e Gonçalo Alves disparou para o fundo das redes visitadas, fazendo assim o 3-4. Os encarnados colocaram cinco jogadores de campo, fazendo sair o guarda-redes, e tentaram de tudo para que o FC Porto chegasse às vinte faltas. O feitiço virou-se contra o feiticeiro já dentro do derradeiro minuto. Primeiro Nicolia voltou a deixar-se cair e Carlo Di Benedetto arrancou sozinho rumo à baliza aberta do Benfica. Gonçalo Alves fechou a contagem com um potente remate de uma ponta à outra do campo que estabeleceu o resultado final em 3-6 a favor do FC Porto.

"Estivemos outra vez perante um jogo de vida ou morte e a equipa mostrou uma força mental muito grande para superar o Benfica. Jogámos as nossas cartas da melhor maneira e cometemos muito poucos erros graves", declarou Guillem Cabestany após o apito final.

O jogo 5 das meias-finais disputa-se na próxima quinta-feira, dia 3 de junho, às 15h00 no Dragão Arena (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO FIDELIDADE, 3-6
Campeonato Nacional, play-off, meia-final, jogo 4
30 de maio de 2021
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Pedro Figueiredo e Rui Torres

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Valter Neves (cap.), Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto
Suplentes: Marco Barros (g.r.), Carlos Nicolia, Edu Lamas, Sergi Aragonés e Danilo Rampulla
Treinador: Alejandro Domínguez

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Xavier Barroso e Gonçalo Alves
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Zé Miguel, Giulio Cocco, Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto
Treinador: Guillem Cabestany

Ao intervalo: 2-3
Marcadores: Gonçalo Alves (2m, 42m e 50m), Sergi Aragonés (6m), Rafa (9m), Carlos Nicolia (23m), Carlo Di Benedetto (24m e 49m), Lucas Ordoñez (35m)

Comentários