Um domingo de equilíbrios e grandes jogos

Por José Andrade

O nosso domingo tal como falámos na antevisão, deu grandes jogos. Não faltaram momentos de hóquei de muita qualidade, um domingo mais no feminino, que voltou a mostrar a todos a muita qualidade que existe no hóquei feminino português.

 

HC Braga 0 – 1 SL Benfica

Uma entrada forte das duas equipas, os encarnados a querer assumir mais o jogo, mas um jogo sempre muito equilibrado, com o HC Braga a defender mais e a tentar sempre que as águias não conseguissem chegar perto da baliza de Leonardo Pais. O SL Benfica foi sentindo alguns problemas na construção, foi um jogo onde se viu a equipa encarnada a defender mais, menos espaços e menos erros, mas com mais problemas no ataque. Neste primeiro tempo, Edu Lamas foi um dos destaques, o jogador do SL Benfica rematou muito, foi dos que mais tentou marcar, mas sem nunca o conseguir, porque o HC Braga ia conseguindo defender bem ou quando a muralha defensiva não era capaz de parar, era Leonardo Pais que surgia e defendia tudo.  Diogo Rafael marcou o golo antes do intervalo que deu a vantagem quando as duas equipas foram para os balneários. No segundo tempo, mais HC Braga, arriscaram mais, mas não conseguiram concretizar duas ótimas oportunidades. Duas bolas nos postes impediram que Ângelo Fernandes conseguisse o empate. Leonardo Pais ia-se mostrando sempre presente e foi conseguindo defender muitos dos remates dos encarnados. Ângelo Fernandes voltou a não conseguir concretizar um terceiro lance livre e assim o empate nunca chegou para os homens de Braga. Jogo de apenas um golo, em que as defesas estiveram muito bem e onde Leonardo Pais foi o melhor em campo.

 

ACD Vila Boa Bispo 6 – 8 CENAP

Como esperado, foi um grande jogo este ACD Vila Boa Bispo vs CENAP a contar para a 10 ª jornada do grupo 2. Começamos no feminino por este jogo repleto de emoções e de golos. O jogo não podia ter começado de melhor maneira, um golo para a equipa da casa, que após uma boa jogada da Ana Almeida viu a Sofia Coelho fazer o 1-0. Resposta do CENAP, várias oportunidades, animação, mas o golo demorou para chegar. Já dentro dos últimos 12 minutos da primeira parte, golo de oura Sofia, mas desta vez a Sofia Fonseca a dar o empate ao CENAP. O jogo animou ainda mais, seguiram-se várias oportunidades, melhores momentos e um jogo ainda com maior qualidade. Carolina Martinez disse presente na baliza do CENAP, várias boas defesas inclusive o penalti defendido. Já dentro dos 10 minutos finais, reviravolta do marcador, Inês Martins a dar a primeira vantagem ao CENAP e os últimos 2 minutos foram ainda mais intensos. Primeiro Sofia Coelho a repor a igualdade e já nos últimos segundos, Inês Martins a mostrar novamente a sua qualidade ao fazer o 2-3 para o CENAP. A segunda parte começa com um golo da Maria Martins para o CENAP, que apesar de algumas oportunidades para a equipa da casa que não foram concretizadas, estava melhor na partida. Poucos minutos depois do quarto golo, surge o quinto, jogada de qualidade que a Catarina Martins finaliza muito bem, para fazer o 2-5. CENAP estava melhor, iam conseguindo marcar e a equipa da casa apesar de algumas oportunidades, não iam conseguindo finalizar. Por isso, no foi de estranhar os dois golos em apenas dois minutos, primeiro a Sofia Fonseca a assistir a Catarina Martins e depois a própria Sofia Fonseca a marcar, 2-7 nesta altura. Logo de seguida, a Sofia Coelho faz falta que coloca a Inês Martins com hipótese de fazer o oitavo, mas a Inês não conseguiu e como resposta, golo do ACD Vila Boa Bispo, Maria Rodrigues a finalizar muito bem para o 3-7. A animação continuou, o CENAP fez o oitavo por intermédio da Carina Barbosa com um belo remate, logo de seguida a equipa da casa volta a reduzir, desta vez Ana Almeida a fazer o quarto. Depois de um início de segundo tempo melhor para o CENAP, o final da partida foi da equipa da casa. Maria Rodrigues voltou a marcar, fez o quinto com uma grande penalidade muito bem cobrada e depois a Ana Almeida com mais um livre direto muito bem executado. 6-8 feito que até ao final não se alterou. Belíssimo jogo de hóquei.

Académica Coimbra 1 – 4 Sporting CP

Mais um bom jogo que não desiludiu. A AA Coimbra recebeu e perdeu com o Sporting CP, numa partida a contar para a 8ª jornada do Grupo 1 jogada no Pavilhão 3 do estádio Universitário de Coimbra. O jogo começou como esperado, duas equipas que jogam bem e como tal a animação foi desde cedo, tivemos claras oportunidades para ambos os lados, mas o golo só surgiu numa boa jogada da equipa da casa que Carolina Gonçalves finalizou muito bem. O Sporting CP foi para cima, tentaram assumir mais o jogo, tentaram ter mais posse e foram conseguindo mais oportunidades, mas com a Alice Vicente a mostrar-se como sempre, presente. Duelo engraçado entre as irmãs Vicente que sempre que eram chamadas a intervir diziam presentes.  As leoas foram colecionando várias oportunidades e conseguiram mesmo marcar, Ana Catarina Ferreira com uma bela jogada que Inês Florêncio finalizou, mais uma ótima jogada das leoas e o empate restabelecido. Nem um minuto passou e Ana Catarina Ferreira consumou a cambalhota no marcador, confirmando a superioridade do Sporting CP nesta altura do jogo.  Até ao intervalo, Ana Catarina Ferreira dispôs de um livre direto que, contrariamente ao normal, não aproveitou. O segundo tempo, começa com o jogo a ser muito igual, mais Sporting CP, mas a equipa da casa a conseguir sempre criar algum perigo. Ao contrário do primeiro tempo, foi o Sporting CP que marcou, golo da Sófia Moncóvio, que fez o 3-1 em mais uma bela jogada em que a Sófia confirmou o ótimo momento de forma. Vantagem para as lisboetas, jogo intenso e de qualidade, mas o Sporting CP ia controlando e dominando, sem nunca poder descorar porque a equipa de Coimbra não precisava de muito para criar perigo. Carlos Fernandes parou o jogo, tentou que as estudantes melhorassem, mas até ao final foi o Sporting CP  a marcar, desta vez Rute Lope que marcou mais um belo golo e fez assim o 1-4 que até ao final não se alterou.   

CH Carvalhos 2 – 4 Clube Infante Sagres

Viajamos para o Pavilhão CH Carvalhos, para falar de mais um grande jogo. Duas equipas que jogam muito bem e que deram um belo espetáculo de hóquei em patins. O CH Carvalhos recebeu e perder com o Clube Infante de Sagres por 2-4, jogo a contar para a 8ª jornada do Grupo 1. O jogo começou exatamente como todos esperávamos, grande duelo entre as duas equipas com a equipa forasteira a chegar ao golo cedo. Daniela Costa a inaugurar o marcador, um belo golo para começar um belo jogo. Seguiu-se uma grande luta, animação e uma intensidade digna de duas das melhores equipas. Bons momentos, grande disputa, mas apesar das muitas tentativas até ao intervalo o marcador não se alterou e muito por culpa da Inês Freitas e da Inês Moreira que encheram as balizas e foram fazendo muitas defesas de alta qualidade. O segundo tempo, começa com a Inês Moreira a impedir o empate, depois de um livre direto muito bem executado pela Raquel Santos que viu a guardiã do Clube Infante Sagres negar-lhe o golo. Menos de dois minutos depois, o golo do empate surgiu mesmo, jogada de muita qualidade e remate da Mafalda Monteiro que não deu hipóteses a ninguém. Aumento de intensidade, maior disputa e poucos minutos depois surge novo golo, nova vantagem para a equipa visitante e golo de uma das figuras da equipa, a Inês Açoreira que marcou um golo de muita qualidade, confirmando o excelente bom momento de forma isto porque logo de seguida voltou a marcar fazendo o 1-3 em poucos minutos. A resposta da equipa da casa aconteceu de imediato, grande penalidade que Raquel Santos marcou irrepreensivelmente e que voltou a colocar a partida a apenas um golo. Já dentro dos 10 minutos finais, mais um golo, desta vez a Andreia Moreira a marcar e a fazer o 2-4 que viria a ser o resultado-final. Até ao final o jogo nunca abrandou, nunca baixou de nível e a Raquel Santos voltou a não conseguir marcar um livre direto, a Inês Moreira voltou a encher a baliza. Ótimo jogo, duas equipas que jogam muito bem.

 

SL Benfica 4 – 3 Clube Académico da Feira

Mais um jogo para a 8ª jornada do Grupo 1, o SL Benfica recebeu e venceu o Clube Académico da Feira por 4-3. A equipa da Feira vendeu cara a derrota, mais até do que a grande maioria podia esperar, foi um belo jogo de hóquei com a equipa da Feira a mostrar toda a sua qualidade e a mostrar que são uma equipa muito boa como todos nós já sabíamos. O SL Benfica até começou melhor, começaram por cima e a marcar primeiro, Maria Silva fez o 1-0, já numa altura em que Paulo Almeida tinha trocado a Maria Vieira pela Rita Albuquerque, mais uma oportunidade para a guardiã que por norma é suplente. A equipa da Feira sofreu o golo, mas não quebrou e foi mesmo atrás do jogo, jogaram mais olhos nos olhos do e chegaram mesmo ao golo, Cátia Gomes a empatar e a relançar ainda mais esta partida. Maior disputa, mais luta e novo golo da equipa forasteira, desta vez a Ana Alves a fazer o 1-2. A equipa da casa com mais problemas que em outros jogos, mas a conseguirem dar a volta ao marcador antes do intervalo. Golos da Flor e depois da Maria Silva restabeleceram a vantagem para as águias. O segundo tempo começa novamente com a equipa da Feira a criar perigo, a conseguir ter algumas oportunidades e dentro dos primeiros dez minutos vimos ainda a Mónica Alho aparecer, a guardiã da equipa visitante já ia colecionando um bom número de defesas, mas aqui ainda se mostrou mais ao defender uma grande penalidade da Catarina Pedro. Jogo continuou intenso, o SL Benfica com menos posse, a equipa da Feira a ter algumas chances de empatar e de assim surpreender ainda mais e foi isso que aconteceu mesmo. Golo da Ana Reis, com assistência da inevitável Joana Teixeira, fazia assim o empate a equipa visitante e a surpresa estava instalada. Grande jogo, disputado sempre a cada posse, mas apesar da surpresa a equipa da casa conseguiu vencer, com Marlene Sousa a ser novamente preponderante ao marcar o quarto golo que fez toda a diferença. Bom jogo e talvez a prova definitiva para maioria de que este Clube Académico da Feira é uma equipa forte e com muita qualidade.

UD Vilafranquense 0 – 1 AD Sanjoanense

Por fim, vamos até Vila Franca de Xira para falar de um duelo que foi lançado aqui pelas jogadoras, um jogo que só teve um golo, mas que nos deu mais um ótimo jogo de hóquei. Jogo a contar para a 8ª jornada do Grupo 1, o UD Vilafranquense recebeu e perdeu com a AD Sanjoanense por 1-0 no Pavilhão José Mário Cerejo. Disputado do princípio ao fim, não faltaram oportunidades e bons momentos neste jogo. A começar várias oportunidades, mas a primeira mais flagrante foi a grande penalidade para a equipa da casa que a Rita Batista viu a Catarina Violas defender, mas o jogo apesar de sem golos neste primeiro tempo deu-nos muita emoção, muitos duelos, ótimo hóquei e o desejo de golos porque o jogo esteve sempre ótimo. No segundo tempo a intensidade manteve-se sempre, as duas equipas foram jogando sempre muito bem, as guardiãs a mostrarem sempre serviço e não nos podemos queixar porque o jogo foi sempre muito bom. O golo que fez a diferença apareceu já nos últimos 30 segundos de jogo, uma jogada da Ana Couto que a Maria Inês Ferreira finalizou muito bem, ela que já tinha visto a Sandra Coelho defender um livre direto. Como em outros jogos foi a “Marega” a fazer a diferença, uma das jogadoras que lançou este jogo aqui no NHP. Podem não ter sido muitos os golos, mas foi sem dúvida um dos melhores jogos do fim de semana.

 

Terminou assim mais um fim de semana de bom hóquei em patins, não faltaram momentos que nos fizeram ver a qualidade do jogo em Portugal. Este domingo teve surpresas e não existiu um jogo mau. Uma ótima semana de promoção da nossa modalidade, com grandes jogos.

José Andrade

Comentários