O NHP esteve à conversa com Marlene Sousa. A capitã ao serviço do SL Benfica.

O NHP esteve à conversa com Marlene Sousa. A capitã ao serviço do SL Benfica.

NHP - Onde e quando começou esta paixão pelo hóquei em patins?
Marlene Sousa - A paixão pelo hóquei começou quando tinha 4 anos. Tudo começou por um mero acaso. Em 1999 dava constantemente na televisão a publicidade dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.  A música e o símbolo com os anéis olímpicos sempre me ficaram muito presentes na memória. Por curiosidade, na fachada frontal do pavilhão da A.D.Sanjoanense tem uns anéis idênticos aos anéis olímpicos. Numa passagem com o meu pai e na minha inocência de criança, perguntei se era ali que se iam realizar os Jogos Olímpicos. O meu pai levou-me então a conhecer o pavilhão, onde estava a decorrer um treino das escolinhas e o treinador na altura, o Prof. José Carvalho, disse que eu tinha estilo de jogadora e convidou-me a experimentar. A minha história com o Hóquei começou nesse dia.

NHP - Antes deste desafio no S.L. Benfica, as rodas dos patins rolaram por onde?
Marlene Sousa - Na minha carreira enquanto jogadora joguei em dois clubes. Antes do grande desafio da minha vida – o S.L. Benfica –, cresci e fiz toda a minha formação na A.D.Sanjoanense. Foi em São João da Madeira que as rodas dos patins rolaram durante 15 anos e onde desenvolvi muitas das valências que fazem parte de mim hoje em dia, valências essas desportivas e humanas. Não esqueço em nenhum momento as minhas origens! 

Representar a Seleção Nacional desde o ano 2009 deu-me também a oportunidade de rolar pelo Mundo fora: Espanha, França, Itália, Alemanha, Brasil, China, Chile, Argentina!


© SLB


NHP - Como se sente a Marlene neste regresso à competição? Motivada?
Marlene Sousa - Naturalmente, enquanto atleta sinto-me muito motivada e feliz. Sinto que sou uma privilegiada por poder competir e fazer uma das coisas que mais gosto na vida que é jogar hóquei em patins (ao contrário dos escalões de formação que neste momento ainda não se encontram a competir). O pensamento é mesmo desfrutar de cada treino e de cada jogo como se de último se tratasse! 

Enquanto treinadora da formação que é também uma das minhas paixões sinto alguma apreensão e muitas saudades estar na pista com os meus atletas. Acho que esta paragem prolongada vai ter repercussões nos atletas da modalidade e do desporto em geral.


NHP - Época com goleadas quentes, mas com as bancadas frias...
Marlene Sousa - Começando pelas bancadas, pessoalmente sinto muita falta dos nossos adeptos… Especialmente porque se tratam dos melhores adeptos do mundo! Por um lado, sabemos que é para bem da saúde de todos e neste momento isso é o mais importante… Mas por outro lado, também sabemos que apesar de não estarem fisicamente presentes nas bancadas, continuam a estar presentes no coração… Continuam a acompanhar todos os nossos passos!!

Relativamente à época desportiva, trabalhamos todos os dias para concretizarmos os objetivos que nos são propostos. Considero que a liga está cada vez mais competitiva e isso é um fator que nos motiva a querer ser melhores, sempre!


NHP - O hóquei feminino sente-se apoiado em Portugal? 
Marlene Sousa - As realidades são bastante distintas de clube para clube. Analisando a minha realidade, que é a melhor que posso falar por experiência própria, posso dizer que somos muito apoiadas. A estrutura do S.L.Benfica é gigante e permite que tenhamos todas as condições para chegarmos totalmente preparadas para disputar as competições que estamos inseridas.

No entanto, estou consciente de que esta realidade não é sequer comparável à maior parte dos outros clubes de hóquei feminino.


© SLB


NHP - E fora de portas? Tens interesse em algum dia jogar no estrangeiro?
Marlene Sousa - Sinto-me bem e feliz no meu país, mais particularmente em Lisboa e no S.L.Benfica. Sou da opinião de que quando sentimos felicidade onde estamos devemos permanecer porque estamos bem! Estou focada em continuar a ser feliz por cá! 

NHP - Planos e objectivos?
Marlene Sousa - Planos: Trabalhar para estar sempre ao melhor nível.

Objetivos: Ganhar todas as competições!


NHP - Para além do hóquei em patins, quem é Marlene Sousa?
Marlene Sousa - Sou uma pessoa feliz e apaixonada por aquilo que tenho e faço, tentando sempre passar este espírito a quem me rodeia. Valorizo muito a minha família e os meus amigos!

Para além de jogadora de hóquei, sou também treinadora de formação do S.L.Benfica, sou formada em Educação Física e Desporto e neste momento sou Professora na Universidade Lusófona.


© LADOF


NHP - Para os amantes da modalidade uma mensagem e um grito de incentivo para os adeptos do S.L. Benfica...
Marlene Sousa - Para os amantes da modalidade, continuem a acompanhar a modalidade pelos meios de comunicação disponíveis. Nunca esqueçam a paixão que nos liga e alimentem-na todos os dias!

Para os adeptos do S.L.Benfica, posso garantir uma coisa: vamos continuar a deixar tudo em campo, por eles, por nós, pelo Benfica!


Obrigado!
Vitor Pinto
Notícias Hóquei em Patins

Comentários