Os 5 melhores marcadores dos principais campeonatos europeus em 2020

Retirado de: fairplay.pt

Por: José Neves

No ano de 2020 houve vários hoquistas que se destacaram, estes foram os cinco maiores artilheiros dos principais campeonatos europeus.

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, no mundo do hóquei em patins houve jogos por realizar, campeonatos por terminar e troféus por entregar. Ainda assim no plano individual houve hoquístas que se destacaram, nomeadamente na arte de colocar a bola na baliza adversária. Estes foram os cinco principais artilheiros do ano de 2020 nos três principais campeonatos europeus (Portugal, Espanha e Itália).

5º Lucas Ordoñez (SL Benfica) – 32 golos / 1,7 golos por jogo

O internacional argentino do Benfica afirmou-se em 2020 como o homem-golo dos encarnados, no campeonato nacional Lucas fez abanar as redes adversárias por 32 ocasiões em 19 jogos. Na época 20-21, o goleador ex.Barcelona lidera mesmo a tabela de melhores marcadores do campeonato português, com um total de 23 golos apontados.

Actualmente na sua terceira época ao serviço das águias, Lucas Ordoñez estabeleceu-se como a principal peça do jogo ofensivo da equipa de Alejandro Dominguez.

4º João Rodrigues (FC Barcelona) – 35 golos / 1,4 golos por jogo

Do campeonato português para o espanhol, João Rodrigues foi o quarto melhor marcador dos principais campeonatos europeus em 2020. O avançado ex.Benfica fez o trajecto contrário ao de Ordoñez em 2018-19, e tem igualmente estado em destaque em frente às balizas adversárias.

João Rodrigues leva 21 golos marcados na época 20-21, ficando apenas atrás do ex.Sporting Raul Marín. No ano civil de 2020, o português fez o gosto ao stick por 35 vezes, tendo sido o segundo melhor artilheiro do Barcelona na OK Liga no ano passado.

3º Alex Rodríguez (Reus Deportiu) – 35 golos / 1,5 golos por jogo

Com os mesmos 35 golos apontados em 2020, mas com uma melhor média de golos por jogo, Alex Rodríguez, do Reus, ocupa o lugar mais baixo do pódio. O jogador espanhol tem sido um dos destaques do Reus nas últimas temporadas, e no ano de 2020 voltou a estar com mira afinada em frente às balizas.

Numa equipa do Reus com várias opções ofensivas para a presente temporada, Rodríguez perdeu o posto de principal goleador da equipa para o reforço Raul Marín, mas continua na presente temporada a ser um dos jogadores com melhores números da OK Liga.

2º Pablo Alvarez (FC Barcelona) – 38 golos / 1,6 golos por jogo

Ainda na OK Liga, e voltando ao poderoso Barcelona, o astro argentino Pablo Alvarez ocupa o segundo lugar desta lista. Com um total de 38 golos apontados no ano de 2020, o avançado de 34 anos a realizar a 16ª temporada na OK Liga, 10ª na turma blaugrana, foi mais uma vez um dos grandes destaques do ano no hóquei em patins espanhol, e não surpreende vê-lo nos lugares cimeiros desta lista.

Com 20 golos apontados entre Janeiro e Março, altura da paragem do campeonato, aos quais junta mais 18 no arranque da presente época, Alvarez bateu toda a concorrência da OK Liga, destacando-se como o melhor marcador do ano de 2020 no hóquei espanhol.

1º Gonçalo Alves (FC Porto) – 44 golos / 2,2 golos por jogo

Na primeira posição, e com uma vantagem considerável para os restantes, Gonçalo Alves foi o melhor marcador do ano de 2020. Com um total de 44 golos apontados ao longo do ano, uma impressionante média superior aos 2 golos por jogo, o bombardeiro portista teve uma época 19-20 de excelência sendo, ao momento da paragem do campeonato, o melhor marcador do campeonato português com uns impressionantes 51 golos, dos quis 26 foram apontados no ano de 2020.

Já nesta temporada Gonçalo Alves voltou a ser o homem-golo do FC Porto, com mais 18 tentos apontados durante a primeira volta do campeonato, sendo apenas batido por Lucas Ordoñez na primeira metade da prova.

Elemento fundamental no FC Porto, Gonçalo Alves é um goleador como poucos no hóquei mundial, e não será de todo surpreendente se, em 2021, voltar a encabeçar a lista dos goleadores dos principais campeonatos europeus.

Gonçalo Alves foi o maior goleador do hóquei europeu em 2020 (Foto: Afonso Ferraz / FPP)

(Foto de Capa: Catarina Maria / FPP)

Comentários