O NHP esteve à conversa com Xavier Cardoso da AD Sanjoanense.

O NHP esteve à conversa com Xavier Cardoso da AD Sanjoanense.

NHP - Porquê o hóquei em patins? Como surgiu o gosto pela modalidade?
Xavier Cardoso - O hóquei em patins surgiu quando eu tinha 2 anos, o meu irmão jogava hóquei e desde essa altura foram-me colocados uns patins e desde então que não os larguei até hoje, comecei assim no meu clube de coração AD SANJOANENSE.

HNP - Houve algum jogador que te tenha inspirado na modalidade?
Xavier Cardoso - minha grande inspiração sempre foi o meu irmão por ver sempre nele algo especial enquanto jogava hóquei mas mais tarde com as primeiras presenças em selecções distritais comecei a olhar para jogadores como Filipe Gaidão, Fortunato e mais tarde com as presenças nas selecções a admirar bastante o Hélder Nunes.

NHP - Como foi para ti ter oportunidade de representar a seleção nacional?
Xavier Cardoso É sempre um orgulho enorme puder representar o nosso país em campeonatos da Europa e campeonatos do mundo! Sempre foi um dos grandes objetivos conquistados,  e ganhar título mundial e europeu foram pontos altos. Marcar Presença no estágio da selecção nacional sénior foi um sonho mas sonho um dia conseguir representar seleção nacional sénior.

foto: Catarina Maria 

NHP -  Jogar na AD Sanjoanense é uma experiência única, concordas?
Xavier Cardoso - Só quem passa por este clube e quem cresce naquele pavilhão como eu cresci , consegue entender toda  a atmosfera que o pavilhão provoca em nós! Uma das melhores experiências enquanto jogador ver o nosso pavilhão cheio como víamos antes desta pandemia. É o melhor pavilhão com a melhor atmosfera com os melhores adeptos, incrível!

NHP - Sentes que és um jogador fundamental para a equipa neste momento?
Xavier Cardoso Fundamental talvez não , talvez com alguma importância . Importância por ser um dos mais experientes e por já ter vivido diferentes circunstâncias durante os campeonatos, como lutar para ser campeão nacional 1 divisão, lutar por não descer divisão, finais de taça de Portugal e super taça, faz com que consiga ajudar a equipa a interpretar as diferentes fases que vamos tendo ao longo da epoca e dar aquele empurrão e ou aquela palavra que precisamos para continuar focados no objetivo final!

NHP - És o 3º melhor marcador da equipa. Com a experiência que vais adquirindo na modalidade sentes que te estás a tornar um jogador mais completo? 
Xavier Cardoso - Sim sem dúvida ! Muito mais completo! Quem me conheço sabe que foi melhorando e mudando diferentes aspetos no meu jogo. Nos primeiros anos de sénior era um jogador com pouca meia distância, trabalhava muito mais para a equipa e não é focava tanto em mim em ter momentos de penetração de remate e até mesmo utilizar alguns recursos técnicos. Trabalhava muito para o colega apesar de o continuar a fazer mas com a confiança que foi adquirindo acho que me tornei mais completo.

NHP - A AD Sanjoanense é conhecida pelos seus adeptos inigualáveis. Como é jogar na ausência de público?
Xavier Cardoso - Os adetos da ADS são os melhores acreditem! Temos de tudo como em todos os clubes... momentos difíceis todos aparecem para críticar, momentos bons só alguns valorizam! Mas é assim mesmo o desporto os adeptos... a exigência aqui é máxima no que diz respeito a garra, empenho, atitude, compromisso com o clube!
Eles não nos falham se não lhes falharmos principalmente com estes aspetos!
O caldeirão vazio é o que mais nos custa em todos os jogos! Mesmo jogos fora estávamos entres os dois clubes que mais adeptos levavam  aos jogos e isso explica bem a importância que eles tem no nosso jogo e o quanto eles  acreditam em nós!

HNP - O que podes dizer sobre o teu festejo? Que significado tem?
Xavier Cardoso - Menphis Depay, é o grande motivo deste festejo!
Revejo-me muito na sua forma de encarar o jogo na forma como vive cada lance , com toda a garra e entrega! O festejo surgiu na mudança de clube aonde todos o criticavam pela pessoa que era pelas decisões que tomava por não render aquilo que esperavam dele e mais tarde Menphis veio a mostrar a grande pessoa e o o grande  jogador que é! Focou-se nele e tapou os ouvidos a todos os críticos e todas as insinuações que ouvia diariamente! 

foto: Catarina Maria 

HNP - Há alguma época que se destaque na tua carreira?
Xavier Cardoso - Campeoanto do mundo foi uma grande conquista! Título campeão nacional 1ª divisão pela ADVALONGO.
Mas a eleger o mais marcante , CAMPEÃO NACIONAL 2ª DIVISÃO pela AD Sanjoanense.

HNP É fácil para ti conciliar os treinos e jogos com o estúdio que tens?
Xavier Cardoso - XL STUDIO é o meu espaço onde dou treinos personalidades e surgiu vai fazer 2 anos , momentos da minha chegada novamente a São João da madeira.
Nunca é fácil conseguir conciliar mas tento ter uma organização muito metódica e tento não falhar com os meus clientes para conseguir cumprir com a organização semanal que fazemos mas eles são incríveis pois muitas das vezes o hóquei obriga a que tenhamos de desmarcar alguns treinos para ter de estar mais cedo no Hóquei. Não é fácil acordar às 6:30 da manhã dar treinos o dia todo, entrar no hóquei as 19:30 e só sair sair as 23:00 . Termos de acordar mais cedo ao sábado para puder dar treinos de manhã e de tarde ter jogo de hóquei.
Fácil não é , mas é empolgante e fascinante conseguir trabalhar em duas coisas  que adoro e principalmente puder assim projetar também o meu futuro para quando um dia o hóquei terminar.

HNP - Qual é o teu maior objetivo no hóquei em patins?
Xavier Cardoso - Muito mais do que títulos, clubes... SER FELIZ a fazer aquilo que mais gosto! JOGAR HÓQUEI!
Conquistas (títulos) só conseguimos se estivermos felizes a fazer aquilo que mais gostamos e aonde nós façam sentir úteis para grandes feitos!

HNP - Há alguma mensagem que queiras deixar aos amantes da modalidade e aos adeptos da AD Sanjoanense em especial?
Xavier Cardoso - Aos amantes do hóquei... depois de todos as restrições passarem não tenham medo e apareçam e encham os pavilhões pois hóquei não tem espetáculo!
Aos adeptos da ADS.... continuem acreditar em nós e não deixem de aparecer a porta do nossa pavilhão e quando tudo isto passar que venham com toda a vontade de nos darem aquela ajuda extra que tanto vos caracterizamos  como os melhores adeptos do mundo!

Obrigada!
Inês Silva
Notícias Hóquei em Patins

Comentários