O NHP esteve à conversa com Pedro Miguel Caldas do site Gloquei.

 

O NHP esteve à conversa com Pedro Miguel Caldas do site Gloquei.

NHP - Quando nasceu esta paixão e que ligação tens pelo hóquei em patins?
Pedro Miguel Caldas - Joguei hóquei dos quatro aos vinte anos e atualmente sou treinador de camadas jovens. A paixão nasceu do facto de ter praticado e de ter alguns colegas na rua onde vivia que também jogavam.

NHP - Sentiste necessidade de criar algo  para apoiar e divulgar a modalidade?
Pedro Miguel Caldas - Senti a necessidade de criar algo para acrescentar à modalidade, não para a apoiar diretamente. Tanto assim é que considero que o blogue teve duas fases distintas: uma em que apresentava resultados de campeonatos estrangeiros e plantéis e, quando em boa hora o Pedro Jorge Cabral começou a colocar essa informação no seu site, entendi que devia explorar outros caminhos como a observação de jogos e a análise a clubes, plantéis e jogadores.

NHP - Sentes-te um oásis no meio deste deserto de informação sobre o hóquei?
Pedro Miguel Caldas Sinto-me um oásis no tipo de informação e análise que disponibilizo, sim.

NHP - Se tivesses de escolher... Um jogador de pista? Uma jogadora de pista? Um ou uma guarda-redes? Um treinador? O porquê destas quatro escolhas?
Pedro Miguel Caldas Um jogador de pista Beto Borregan. Tinha tudo. Patinagem, velocidade, visão de jogo, técnica. Atualmente o meu favorito é o Gimenez do Óquei. Um verdadeiro artista e que não tem medo de arriscar. Fico feliz por ver que ainda há treinadores que dão está liberdade aos seus jogadores. De guarda-redes o Gnata, pouco espalhafatoso e muito eficaz. Quanto a treinadores sempre admirei Ferran Pujalte, de quem tirei muitas ideias ao nível do 4x4 organizado e da saída de pressão.

NHP - Sentes que esta situação pandémica está a matar a modalidade? Que futuro nos reserva?
Pedro Miguel Caldas A situação pandémica não está a matar a modalidade. A maneira pouco interessada como as autoridades lidam com a formação sim, está. Eu, como treinador de formação, devo dizer que nunca mais me esquecerei deles, mesmo depois da pandemia. No dia em que precisarem da minha ajuda, vou ter em conta o que (não) fizeram por estes miúdos, só para não terem de se preocupar com o assunto porque, claro, é mais fácil dizer que não há nada para a formação do que procurar uma adaptação à situação pandémica.

NHP - Objectivos e desejos para este teu espaço de apoio e divulgação ao hóquei em patins para 2021?
Pedro Miguel Caldas Os meus desejos para 2021 são claramente voltar à normalidade. Para o meu blogue estou neste momento a fazer alguns trabalhos sobre as Federações francesa e chilena, pretendo fazer umas traduções para outras línguas de artigos já escritos em português e fazer uma peça sobre o CACO. Depois logo se vê.
Um abraço e obrigado pela oportunidade.

Obrigado!
Vitor Pinto
Notícias Hóquei em Patins

Comentários