FC Porto bateu a Sanjoanense por 5-3 na última partida do ano


Retirado de: fcporto.pt

O ano civil hoquístico terminou da melhor forma para os campeões nacionais da modalidade. Às derradeiras horas penúltimo dia de 2020, o FC Porto recebeu e venceu a Sanjoanense - que havia roubado pontos aos rivais de Lisboa - por 5-3, num encontro em atraso da 11.ª ronda. Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto, com dois remates certeiros cada um, foram as figuras da noite no Dragão Arena e contribuíram decisivamente para a ascensão portista ao pódio do campeonato de hóquei em patins, a três pontos do Óquei de Barcelos e a quatro do Sporting.

O conjunto de São João da Madeira entrou com o patim direito e adiantou-se primeiro, logo ao quinto minuto, na sequência de uma rápida troca de bolas que, depois do disparo de Alex Mount, só terminou nas redes de Xavier Malián. Os detentores do título nacional responderam através de um contra-ataque conduzido por Xavier Barroso e concretizado da melhor forma por Gonçalo Alves. Saído do banco, Carlo Di Benedetto deu seguimento ao bom momento que atravessa após recuperar de uma grave lesão e consumou a reviravolta, após receber um passe de Ezequiel Mena desde a direita e rodar na perfeição para colocar a bola no ângulo superior da baliza de Tiago Freitas. Antes do descanso, a velocidade do contragolpe da Sanjoanense voltou a fazer estragos e Tiago Almeida, com alguma sorte à mistura, bateu Malián para repor a igualdade no marcador. 

Na segunda parte, os papéis inverteram-se e começou melhor foi o FC Porto: o artilheiro Gonçalo Alves apareceu no sítio certo para, na recarga, recolocar a formação azul e branca em vantagem. Pouco depois, foi a vez de Giulio Cocco inscrever o nome da lista do marcadores e dilatar a vantagem para dois pela primeira vez. Logo de seguida, Alex Mount aproveitou uma desatenção dos últimos homens da casa para bisar e repor a diferença mínima no marcador. Só à entrada para os cinco minutos finais é que o FC Porto voltou a marcar e a alargar a distância, graças à pontaria de Carlo Di Benedetto após passe do capitão Reinaldo García. 

O próximo encontro na agenda do hóquei em patins azul e branco é de grande cartaz. No dia 9 de janeiro de 2021 disputa-se, no Dragão Arena, o clássico que opõe o FC Porto ao Benfica, relativo à jornada 14, com transmissão em direto a partir das 14h00 na FC Porto TV e no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-SANJOANENSE, 5-3
Campeonato Nacional, 11.ª jornada
30 de dezembro de 2020
Dragão Arena

Árbitros: Joaquim Pinto e José Manuel Pereira

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Xavier Barroso e Gonçalo Alves
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Giulio Cocco, Ezequiel Mena, Poka e Carlo Di Benedetto
Treinador: Guillem Cabestany

SANJOANENSE: Tiago Freitas (g.r.), Alexander Mount, João Lima, Pedro Cerqueira e Xavier Cardoso
Suplentes: Marco Lopes (g.r. e cap.), Tiago Almeida, João Cruz, Pedro Rego, Facundo Navarro
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Alexander Mount (5m e 36m), Gonçalo Alves (11m e 32m), Carlo Di Benedetto (18m e 45m) e Tiago Almeida (21m) - in fcporto.pt

Comentários