O NHP esteve à conversa com Pedro Jorge Cabral do site HoqueiPatins.pt.

O NHP esteve à conversa com Pedro Jorge Cabral do site HoqueiPatins.pt.

NHP - Quando nasceu esta paixão e que ligação tens pelo hóquei em Patins?
Pedro Jorge Cabral A minha “loucura” pela informação sempre existiu, desde que comecei a lecionar houve sempre a preocupação de informar os meus alunos de assuntos relacionados com as aulas… Em termos de hóquei em patins, o mesmo aconteceu quando comecei a treinar os juvenis do Micaelense Futebol Clube, clube com o qual fui campeão regional de seniores 3 anos depois, ainda com todos eles juniores. No ano seguinte, no Nacional da 3ª Divisão e depois ainda com o Clube União Micaelense, senti enorme dificuldade em saber resultados das outras equipas e como queria que os meus jogadores tivessem a perceção exata da posição ocupada na classificação e ainda dos golos marcados pelos jogadores das outras equipas (para saber com quem me deveria preocupar mais!!!), arranjei uma carteira de contatos dos clubes da Zona Sul da 3ª Divisão e fui contruindo uma aplicação baseada no EXCEL que me permitia ter todos os dados que desejávamos… Depois, como a comunicação com eles era cara (telemóveis com mensagens pagas para números de diversos operadores) optei por criar uma página na internet e publicava lá tudo isso… Era a página da APPD-ONLINE, da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, no tempo, da qual eu era diretor técnico… Estávamos na época desportiva de 1995-96. O site servia também para promover a atividade da associação ao mesmo tempo que divulgava os resultados das equipas micaelense no nacional da 3ª Divisão.
Mais tarde, quando deixei a Direção Técnica da APPD decidi criar o UniaoMicaelense.com, site que começou a ficar muito conhecido porque já colocava os resultados da nossa série da 3ª divisão e ainda da 1ª Divisão… Lembro-me que íamos jogar a diversos pavilhões e em quase todos eles havia publicações nos quadros de parede com os meus quadros do site, porque como havia pouca informação, o site era muito procurado precisamente para informar os elementos de cada clube que participava em competições que eram tratadas no site… Depois comecei a fazer a 2ª Divisão, mais tarde a formação e por último, ainda, os campeonatos nacionais de alguns países europeus… O “site” passou também pela fase do “cumhoquei.com”, depois “hoqueipatins.com” e finalmente “hoqueipatins.pt”.
Agora que já deixei de treinar, dedico-me na área do hóquei em patins exclusivamente ao site e à nossa TV, a HPTV, criada em conjunto com o Bruno Soares, o “bRuNiM”, que começou a colaborar comigo ainda com 11 anos. A nossa TV foi crescendo muito à base do meu ordenado de forma a podermos ter melhor qualidade e em 2014 fomos convidados para transmitir o Europeu Sub17 de Gujan-Mestras, em França, o qual transmitimos em SD (qualidade muito baixa) mas fizemo-lo com tanto sucesso que o presidente Fernando Graça nos pediu para fazer o Europeu Sub20 de Valongo, ainda em 2014, este sim, um enorme sucesso, porque utilizamos 4 câmaras e fizemos repetições de 3 câmaras com a ajuda de 3 gravadores de DVD que comprei na altura e que ia gravando e passando as imagens com cerca de 20 segundos de atraso, pelo que o Bruno, quando passava 20 segundos, mudava a imagem para o gravador e “parecia” que era uma repetição, mas mais não era do que o jogo a passar com 20 segundos de atraso. No ano seguinte passamos para HD e transmitimos com bastante qualidade o Europeu Sub17 do Luso (2015). Desde então temos transmitido todos os campeonatos europeus Sub17 e sub20 para o CERH, agora WS Europe, e em 2018 transmitimos o Europeu Feminino da Mealhada, o tal que teve uma tempestade que interrompeu a final.
Hoje em dia a nossa TV produz os jogos para FPP, nomeadamente os Inter-Regiões de Iniciados e algum jogo que a FPP ache necessário transmitir com meios próprios.


HNP - Sentiste necessidade de criar algo para apoiar e divulgar a modalidade?
Pedro Jorge Cabral - Como podes compreender pela resposta anterior, foi necessário criar tudo de raiz, mas o desejo de levar o Hóquei em Patins a todo o Portugal (e agora Europa) era enorme, e sempre tive esta necessidade não deixar o hóquei ser parente pobre das modalidades de pavilhão… 

NHP - Sentes-te um oásis no meio deste deserto de informação sobre o hóquei?
Pedro Jorge Cabral Tenho a consciência que em determinado período, o meu (nosso) site foi de facto o local de referência para quem queria saber informação sobre Hóquei em Patins… Eu tinha no início uma “carteira” de mais de 400 colaboradores espalhados pelos pavilhões de Portugal e em cada fim de semana recebia mais de mil mensagens com informações ao segundo dos golos que iam acontecendo, penaltis, livres diretos (mais tarde), cartões e outras ocorrências, principalmente da 1ª e 2ª Divisões… Foi um período muito difícil em que ficava até às 3 e 4 da manhã até acabar de deitar todas as mensagens que ia recebendo e depois no Excel fazer todas as classificações e listas de marcadores… Felizmente há alguns anos atrás, comecei a ter ajuda e hoje o site é um projeto de 7/8 pessoas que dão o seu contributo de forma totalmente gratuita com o preenchimento dos dados de cada jogo, hoje mais fácil pela existência de fichas de jogo online… Mas lembro a todos que estas fichas só surgiram há cerca de 3 ou 4 anos, e que antes tudo chegava ao nosso conhecimento através de mensagens SMS, ou através do CHAT do site (muito utilizado de há 8/9 anos até à cerca de 3 anos), Facebook e What’s App, plataformas mais recentes… Lembro a todos que temos há mais de 10 anos informação detalhada dos campeonatos Nacionais das 1ª, 2ª, 3ª, Feminino, Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis e nunca deixamos para trás qualquer resultado ou nomes de marcadores dos golos de todos os jogos, mantendo sempre uma lista COMPLETA dos goleadores de cada campeonato…
Hoje, sem estas pessoas que fazem um grupo de amigos, quase como irmãos numa família, seria impossível fazer este site tal é a quantidade da informação que disponibilizamos… Uma das áreas em que apostamos nas últimas 3 épocas é a da estatística da 1ª Divisão (já fizemos a da 2ª mas o trabalho era tanto que não tinha forma de me virar!!!), trabalho que tem sido aproveitado por rádios, TVs, treinadores, enfim, tem tido alguma relevância pela qualidade da informação que disponibilizamos.

NHP - Se tivesses de escolher... Um jogador de pista? Uma jogadora de pista? Um ou uma guarda-redes? Um treinador?
Pedro Jorge Cabral Jogador de Pista: Gonzalo Romero. Porque fiquei fascinado na primeira vez que o vi jogar e é para mim dos talentos mais geniais que tive oportunidade de ver jogar.
Guarda-Redes: André Girão. Porque é um espetáculo fora de série, não entendo como é possível alguém ter tantos reflexos e reagir tão rápido quando há remates muito próximos com velocidades altíssimas que o “projétil” atinge.
Jogadora de Pista: Marlene Sousa. Porque de facto faz coisas fabulosas com o stick e tem uma confiança em si própria digna de uma campeã seja em que campeonato jogue e contra quem quer que sejam as adversárias.
Guarda-Redes: Christina Klein. Ainda joga em Espanha mas em 2005-2006 jogava no Gulpilhares e por intermédio do Prof. António Gaspar trouxemo-la a S. Miguel para fazer um estágio pedagógico-competitivo e foi então que percebi que estava na presença de uma pessoa FANTÁSTICA e uma Guarda-Redes como nunca tinha visto. Podes ter uma ideia do que fez cá em https://hoqueipatins.pt/anos_anteriores/2005-06/act_loc_estagio_guarda-redes_05-06.htm.

NHP - Sentes que esta situação pandémica está a matar a modalidade?
Pedro Jorge Cabral Não, pelo contrário… O ser humano é cheio de recursos e a necessidade aguça o engenho… Temo-nos adaptado à pandemia, o que não quer dizer que não tivéssemos dissabores, principalmente na primeira fase, em que se teve de recorrer à paragem total. Agora já aprendemos a lidar com ele e devagar, devagarinho, vamos adiando jogos, esperando que passe o efeito num e noutro clube, tentando resolver o “problema” e o certo é que penso que estamos a ganhar a luta. Acho que é fundamental insistirmos até porque sou das pessoas que coloco a saúde em primeiro lugar mas isto quer dizer que em segundo ou terceiro lugar devem vir outras coisas… Colocar a saúde em primeiro lugar não pode ser só lutar contra a pandemia, porque como seres humanos, necessitamos de exercício, de distrações, de motivações e é isso que o Hóquei em Patins, e o desporto em geral, nos permite fazer, levando a vida com mais sabor, sem que tenhamos de morrer “emocionalmente” por causa do vírus… Cuidados, obviamente que temos todos de ter muitos, mas eu até acho que é na área desportiva que se encontram as pessoas que mais cuidados têm para com o vírus porque sendo alguns profissionais, têm de tratar de si com o máximo de cuidado para poderem exercer a sua profissão. Com os amadores é o mesmo, mas neste caso é para poderem usar ludicamente a atividade no sentido de manter a lucidez e a sanidade que não teremos, certamente, se nos fecharmos todos em casa, cada um  para seu lado… O ser humano é um ser que não foi “criado” para estar só, alimentamo-nos dos contactos com os outro, aprendemos em sociedade e sem ela, acabamos por morrer, figurativamente ou mesmo de forma literal.

NHP - Que futuro nos reserva? 
Pedro Jorge Cabral O futuro depende muito daquilo que queremos fazer… Quando um homem sonha, não há limites e é isso que temos todos de fazer, sonhar acordados de forma a arranjarmos a melhor forma de irmos ultrapassando os problemas que se nos vão colocando… Senão, vejamos: o que é a nossa vida senão um constante solucionar de problemas que se nos colocam todos os dias? O carro avaria, e lá temos de arranjar tempo para à oficina e às vezes, dar voltas para arranjar o dinheiro para pagar o conserto. O “vidro que partiu”, “o buraco de ozono”, o “buraco no orçamento”, a “ida do homem à lua e regresso” são problemas do dia a dia que, tal como tantos outros, mais sérios ou mais ligeiros, mais familiares ou mais globais, nos obrigam a arranjar uma solução para todos eles e a verdade é que… AINDA ESTAMOS AQUI!!!

NHP - Objectivos e desejos para este teu espaço de apoio e divulgação ao hóquei em patins?
Pedro Jorge Cabral Só UM: continuar a divulgar o hóquei em patins até que a nossa presença não seja mais necessária… Gasto muito dinheiro com o site, neste momento a FPP apoia o hoqueipatins.pt com uma verba que serve para pagar o aluguer do servidor, mas há tantas despesas que requerem pagamento, agora muito mais com a TV, que o meu ordenado já quase não chega… Nunca passou pela minha cabeça, apesar de ter tido várias pessoas que o sugeriram, pedir uma pequena contribuição ao adepto anónimo… Não é a minha forma de ver a coisa! Assim, quando não conseguir angariar o dinheiro necessário para pagar registos de domínio, certificados SSL, etc, etc, e material para a TV, fechamos o site e a TV e vamos todos à nossa vida, ou quando então as entidades oficiais responsáveis pelos desportos conseguirem fornecer toda a informação que achamos necessária em tempo real. Está quase lá! A FPP tem vindo a fazer um esforço enorme para lá chegar e mais tarde ou mais cedo, isto irá acontecer e, nesta altura, o nosso trabalho de promoção do hóquei em patins terminará.

Obrigado!
Vitor Pinto
Notícias Hóquei em Patins

Comentários