O NHP esteve à conversa com Bruno Machado do site OK Porto.

O NHP esteve à conversa com Bruno Machado do site OK Porto.

Desde já agradeço o convite endereçado para este entrevista, aproveitando ainda a oportunidade para enaltecer a chegada do NHP à comunidade do hóquei, dado que tem sido mais um excelente meio para a divulgação da nossa modalidade.

NHP - Quando nasceu esta paixão e que ligação tens pelo hóquei em Patins?
Bruno Machado A paixão do hóquei nasceu através do meu pai, dado que na minha infância me levava quase todos os fins de semana ao antigo Américo de Sá. Recordo-me de nos primeiros jogos ficar fascinado com os sons que o hóquei proporciona e que são bem distintos de outras modalidades. Apesar de tudo nunca tive qualquer ligação ao hóquei enquanto atleta, sendo que recentemente fui convidado para integrar a estrutura de uma equipa da 3a Divisão, onde me encontro há dois anos.

HNP - Sentiste necessidade de criar algo para apoiar e divulgar a modalidade?
Bruno Machado - Na verdade, a criação do OK Porto vem um pouco por 'imitação'. Desde sempre segui a modalidade como um simples adepto, onde sempre acompanhei as notícias através dos meios que foram surgindo ao longo dos anos. Um desses meios é o Hóquei Minhoto, da autoria do Miguel, no qual me inspirei para fazer algo idêntico mas voltado para as equipas que pertencem à Associação de Patinagem do Porto. A forma como o Miguel trata a modalidade e a acompanha por pura 'carolice' acabou por servir como uma motivação para criar o meu próprio projeto.

NHP - Sentes-te um oásis no meio deste deserto de informação sobre o hóquei?
Bruno Machado Acima de tudo, e apesar de o OK Porto existir apenas há dois anos, penso que a comunidade noticiosa do hóquei acaba por se respeitar e acima de tudo até incentivar o nosso trabalho. Penso que por todos fazerem disto um hobbie e de darem o seu tempo de forma gratuita, acaba por fazer com que haja como que uma união entre todos para, acima de tudo, se passarem bons momentos, nomeadamente na cobertura de eventos presencialmente. E aqui devo também referir a nossa Federação de Patinagem que, cada vez mais, tem prestado apoio a todos estes projetos amadores e a incentivar os mesmos a continuarem o seu trabalho.

NHP - Se tivesses de escolher... Um jogador de pista? Uma jogadora de pista? Um ou uma guarda-redes? Um treinador?
Bruno Machado Escolhas difíceis mas aqui vão: Reinaldo Ventura, Marlene Sousa, Girão e Franklim Pais.

NHP - O porquê destas quatro escolhas?
Bruno Machado Começo a minha resposta pela Marlene, atleta do Benfica e da nossa selecção portuguesa. Já tive oportunidade de a ver jogar ao vivo e é uma jogadora de grande qualidade técnica e que a qualquer momento assume o jogo sem receio e acaba por influenciar as suas companheiras de equipa a elevarem o seu jogo. Relativamente ao Girão, é uma escolha que faço até como uma espécie de homenagem por aquilo que tem feito pela selecção e, claro, também pelo Sporting. O Mundial de Barcelona continua ainda muito presente em todos aqueles que, como eu, lá estivemos presentes e ver a nossa selecção a superar etapas e a chegar ao título foi fenomenal. E todos sabemos como foi importante o Girão nessa caminhada, culminando tudo naquele último lance, naquela última penalidade defendida, que todos vamos recordar durante muito tempo.
Já a escolha do Franklim e o Reinaldo acabam por estar interligadas, dado que foi com eles que 'aprendi' a gostar de hóquei. Tudo o que fizeram nas suas carreiras (e o Reinaldo continua a fazer!) são motivo de entusiasmo e acima de tudo motivo de exemplo pela postura que sempre tiveram perante o jogo, a modalidade e acima de tudo todos que a rodeiam. São aquilo que habitualmente dizemos na gíria 'Uns Senhores do Hóquei'.

NHP - Sentes que esta situação pandémica está a matar a modalidade? Que futuro nos
reserva?
Bruno Machado Esta situação pandémica apanhou tudo e todos completamente desprevenidos. E o hóquei não foi excepção e neste momento estamos ainda a viver tempos incerto. A minha maior preocupação está na formação, nos milhares de miúdos que estão a 'perder' um ano da sua formação devido a esta situação.
Nesta fase é muito importante os clubes conseguirem, de uma forma ou de outra, segurar estes jovens, de forma a que não existam, de forma prematura, abandonos que é o meu maior receio. Não havendo competições, são muitos os clubes que estão com as atividades relacionadas com a formação paradas, levando por isso a que os jovens não possam continuar a sua evolução e acima de tudo jogarem para aprender.
É por isso urgente que se criem mecanismos que possam fazer retomar as competições dos mais novos, sendo que recentemente vi até uma sugestão do CP Sobreira, onde resumidamente era sugerido a criação de pequenos grupos de clubes para, entre si, realizar competições de dois ou três dias para que os jovens possam competir.

NHP - Objectivos e desejos para este teu espaço de apoio e divulgação ao hóquei em patins?
Bruno Machado O OK Porto é, e sempre será, como um hobbie para mim, sendo que sou eu o único elemento que constitui este orgão de comunicação. Como isto quero dizer que a continuidade e assiduidade da divulgação de noticias estará sempre dependente da minha disponibilidade fora do meu trabalho habitual.
Ainda assim o compromisso será sempre divulgar as equipas que pertencem à AP Porto, de forma isenta e com informação de todos e para todos. Pretendo acima de tudo contribuir para o grupo (pequeno) de informação que há no hóquei, desde a imprensa escrita até aos incansáveis fotógrafos que tantas vezes são esquecidos.
Desejo acima de tudo que os leitores e os clubes possam continuar a confiar no trabalho que tento desenvolver, sempre em prol dos mesmos e nunca para meu benefício pessoal.

NHP -  Para 2021...
Bruno Machado Para 2021 desejo apenas que toda esta situação de pandemia se resolva o mais brevemente possível e que possamos todos estar juntos novamente, pois é essa a essência daqueles que divulgam o hóquei, partilhar, celebrar e acima de tudo, unirem-se à volta da modalidade que mais títulos traz para Portugal!

Obrigado!
Vitor Pinto
Notícias Hóquei em Patins

Comentários