O NHP foi descobrir os dois mundos de Rita Lopes. A medicina veterinária e o hóquei em patins.

 

O NHP foi descobrir os dois mundos de Rita Lopes. A medicina veterinária e o hóquei em patins.

NHP - Rita, onde e quando tudo começou no mundo do hóquei em patins?
Rita Lopes Foi por mero acaso que fui parar ao hóquei em patins. A minha mãe trabalhava numa loja e eu ia ter com ela depois das aulas. Para não a estar a incomodar, enquanto trabalhava, ela desafiou-me a experimentar o hóquei em patins, que era mesmo ao lado da loja. No início, não achei muita piada, porque sempre quis ir para o futebol, mas a minha mãe não gostava da ideia. Após alguma insistência, acabei por ir experimentar, com nove anos, e nunca mais parei.

NHP - Para além do hóquei em patins quem é a Rita Lopes?
Rita Lopes Sou uma estudante de medicina veterinária a finalizar o curso. Aliás, já estou a fazer o estágio. Não é fácil conciliar o trabalho e o hóquei em patins, principalmente, porque vivo a uma hora de distância dos treinos. No entanto, sou muito tranquila e aproveito todos os momentos para descansar.

NHP - Defender as cores do Sporting... qual é o sentimento e a responsabilidade?
Rita Lopes Sempre foi um sonho jogar no meu clube do coração, mas o Sporting, até ao ano anterior, não tinha hóquei em patins feminino e nunca tinha sido possível realizar este sonho.

Neste momento, a responsabilidade é muita, porque quero trazer muitas alegrias a todos os sportinguistas e honrar ao mais alto nível o meu clube. Estou muito feliz aqui!


NHP - Conta-nos algum momento desafiante ou insólito que já tenhas vivido sobre rodas...
Rita Lopes O momento mais difícil da minha carreira foi na época de 2015/16, em que me lesionei 2 vezes e tive de ser operada. Nessa altura, acabei por limitar a minha ajuda à equipa. Foi, sem dúvida, o momento mais difícil. Apesar de tudo isso, decidi treinar e jogar lesionada com consentimento do staff, e meu, durante seis meses para ajudar a minha equipa a alcançar os objetivos propostos consciente dos riscos que correria durante esse tempo.

NHP - O hóquei feminino em Portugal sente-se apoiado? Ou ainda é uma luta a ser travada?
Rita Lopes Acho que o hóquei feminino tem vindo a crescer cada vez mais e tem vindo a ser cada vez mais apoiado, nomeadamente, com o investimento e divulgação das modalidades de clubes como o Sporting Clube de Portugal! Porém, ainda existe um longo caminho a percorrer em muitos aspetos.

NHP - Depois de todas estas paragens, sentes-te motivada? Com fome de golos?
Rita Lopes Sim, claro que me sinto motivada. Esta foi a maior paragem que já tive na minha carreira e estar, praticamente, cinco meses sem calçar patins é raro. Agora que podemos voltar a fazer aquilo que mais gostamos, a motivação é maior do que nunca. Os golos vão aparecendo naturalmente sem pressão e com a ajuda de toda a equipa.

NHP - Mas regressar com as bancadas despidas, é uma sensação triste...
Rita Lopes Sim, é triste porque sabemos o quanto os adeptos gostavam de estar na bancada a apoiar-nos e a dar aquela força extra nos momentos mais difíceis dos jogos. Mas estou confiante que ainda está época se possa ter os adeptos na bancada.

NHP - O futuro da Rita Lopes passa por onde? Já tens planos ou objectivos?
Rita Lopes O futuro passa sem dúvida pela vida profissional na área da Medicina Veterinária, pois no feminino o hóquei não é considerado profissional e temos sempre de ter um plano B. Enquanto der para conciliar as duas coisas vou continuar a jogar hóquei, sem dúvida.

NHP - Como viveste a ainda recente conquista do campeonato do mundo, depois do grande feito histórico de Ângelo Girão?
Rita Lopes Assisti a praticamente todos os jogos e o Girão fez um campeonato do mundo soberbo. Ele esteve em grande nesse campeonato e os penaltis traziam sempre muitos nervos. Foi merecida a vitória de Portugal. 

NHP - Uma mensagem para os amantes do hóquei em geral e para os apoiantes do Sporting Clube de Portugal em particular...
Rita Lopes Não deixem de apoiar o hóquei feminino mesmo a distância e continuam a ver os jogos. O hóquei em patins em Portugal está a crescer.

Aos Sportinguistas, quero dizer para nos continuarem a apoiar, pois somos uma equipa relativamente recente neste Clube mas que muitas alegrias lhes podemos dar, e que em breve nos voltaremos a ver…Os adeptos nas bancadas e nós em campo a representar este enorme Clube!

Obrigado!
Vitor Pinto
Notícias Hóquei em Patins



Comentários