“Mais do que um clube de hóquei, é uma família”

Foto D.R.

Fonte: jornaldocentro.pt

Nélson Sousa, diretor desportivo do Hóquei Clube de Viseu, é o convidado do Centro Desportivo desta semana. Nesta entrevista, o treinador dá a conhecer um pouco mais da história do clube e fala sobre os problemas que a modalidade enfrenta.

O Nélson já é treinador há cerca de 15 anos, antes disso já jogava no clube. Para aqueles que não conhecem pode falar um bocadinho sobre a história do clube?

É um clube já com grande existência. Do tempo em que ainda jogávamos ao ar livre, atrás das bancadas do Estádio Municipal do Fontelo. Eu entrei para a modalidade com sete anitos, há cerca de 30 anos que estou ligado ao clube. Assisti a muitas fases do clube, nunca abandonei, sempre acompanhei a dinâmica do clube. Desde o facto de jogarmos à chuva, à construção do pavilhão da escola de Viriato, onde agora é a nossa sede, já passaram muitos anos, muitos presidentes, e eu sempre ligado à dinâmica do clube.

Desportos como o hóquei em patins são um pouco ofuscados pelo futebol. Sentem isso na realidade do Hóquei Clube de Viseu?

Por vezes somos ofuscados pelo futebol, no entanto, se compararmos com o basquetebol, ainda continua a ir mais gente para o basquete e para o andebol porque o hóquei não é, de todo, uma atividade fácil. Mas a partir do momento que se consegue adquirir as motricidades básicas, os meninos gostam e ficam se calhar mais apegados à modalidade.

Viseu não tem uma Associação de Hóquei em Patins, a mais próxima é a de Aveiro ou Coimbra. Considera que a criação de uma associação aqui em Viseu era um passo importante para ser dado aqui no distrito, até para incentivar a criação de novos clubes?

Sim, completamente. A Associação de Coimbra que está perto de nós, tem de ter o quadro competitivo junto com a Associação de Aveiro, porque não tem clubes suficientes para organizar uma época desportiva competindo só com a Associação de Coimbra. Aqui em Viseu acho um cenário muito difícil de fazer, porque o hóquei em patins requer muita formação de base, muita estrutura a nível de equipamentos, mesmo recursos humanos, há poucos treinadores aqui em Viseu. Daí eu achar que é muito difícil conseguirmos ter uma Associação de Patinagem em Viseu. Acho que era muito importante, mas a meu ver muito difícil. - in jornaldocentro.pt

Comentários