Faleceu Joaquim Alves Faria, fundador da Paredescoop

Fonte: averdade.com

ANA REGINA RAMOS

Faleceu Joaquim Alves Faria, paredense que promoveu cooperativas de habitação e criou a Paredescoop.

A notícia percorre as redes sociais de diversas personalidades e entidades. O presidente da direção do União Sport Clube de Paredes, António Pedro Silva, numa nota na página do clube, escreve que "era cedo demais para partir" e que o "sempre presente Joaquim Alves Faria", um dos maiores beneméritos do clube, era um "homem bom e raro", que "tudo fazia para ajudar sem pedir nada em troca, discreto com a humildade que se lhe reconhecia sem pretender ser alvo dos holofotes""A obra que nos deixa é conhecida, mas tudo faremos para que jamais seja esquecida, e que se perpetue no tempo", continua.

Já Narciso Miranda, antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, escreve no seu perfil que era "um grande amigo" e "um Homem bom""discreto, inteligente, de grande caráter e muito respeitador do contraditório", além de um "homem de esquerda" que o ajudou "muito nas funções de presidente da Câmara".

Do mundo do hóquei em patins, no qual fundou a equipa CD Nortecoope, descrevem-no como o "eterno Avô Faria".

Joaquim Alves Faria nasceu a 20 de março de 1932 e viveu em Castelões de Cepeda e Lordelo, no concelho de Paredes. Atualmente residia em S. Mamede de Infesta e tinha uma casa em Paredes. Fundou a Nortecoope e, em Paredes, criou a Paredescoop, em 1984.

Na vida política, participou na campanha de Humberto Delgado e conduziu o General sem Medo por diversas vezes durante essa campanha eleitoral. Esteve ainda ligado ao processo que haveria de levar D. António Ferreira Fomes, Bispo do Porto, ao exílio, e ao homenageado aos calabouços da PJ, onde esteve detido por duas vezes.

Após o 25 de Abril, Joaquim Alves Faria fez parte da Comissão Nacional do PRD, pelo qual foi candidato à Câmara Municipal da Maia em segundo lugar da lista e, depois disso, sempre como independente, foi eleito nas listas do Partido Socialista como membro da Assembleia Municipal de Matosinhos e ao executivo da Câmara Municipal de Matosinhos.

Foi ainda fundador da equipa de Hóquei em Patins Nortecoop, que disputou o campeonato Nacional em vários escalões, tendo ainda sido várias vezes campeão nacional em femininos. - in AVERDADE.COM

Comentários