O NHP esteve à conversa com Hélder Nunes sobre a atualidade, o FC Barcelona e o futuro.

 

O NHP esteve à conversa com Hélder Nunes sobre a atualidade, o FC Barcelona e o futuro.

NHP - Com que idade e como iniciou a prática desportiva?
Hélder Nunes O hóquei é um desporto de família o que fez com que começasse a praticar desde muito cedo. Aos 2 anos já patinava ao lado do meu pai que jogava no Óquei de Barcelos.

NHP - Uma vez que o seu pai e o seu tio jogaram hóquei em patins subentende-se que terá sido influenciado por eles a praticar a modalidade, é verdade? 
Hélder Nunes - Sim sem duvida. O meu avô (pai do meu pai) foi treinador de hóquei e como fazia parte da família ser hoquista eu quis seguir as pisadas da minha família.

NHP - Como é começar a integrar um plantel sénior apenas com 15 anos?
Hélder Nunes Todo o processo de me integrar numa equipa sénior foi fácil muito devido as pessoas com quem joguei que para além de atletas espectaculares era pessoas incríveis.

Crédito fotos: Victor Salgado – FCB

NHP - Como surgiu o seu patrocínio por parte da Red Bull? 
Hélder Nunes - Através de tudo o que representava para o hóquei patins português, o facto de jogar bem e em tão novo, ser um jogador tão importante para Portugal como para as equipas que representava, fez com que se falasse de mim. Todo o meu trabalho estava a ser recompensado e a Red Bull fez com que elevasse o meu nível como atleta de alta competição.

NHP - Sente que já concretizou todos os seus objetivos pessoais enquanto jogador de hóquei?
Hélder Nunes - Um atleta tem sempre objectivos por alcançar, nunca me canso de vencer e é com esse objectivo que trabalho diariamente, ajudar a equipa a conquistar tudo todos os anos.

NHP - Se pudesse mudar ou melhorar algo em si relativamente ao hóquei havia alguma alteração que faria?
Hélder Nunes - Não faria nenhuma alteração. Trabalhei para jogar como jogo hoje em dia e estou muito contente com o jogador que me tornei. Há sempre coisas a melhorar em todos os aspectos mas não mudaria nada.

NHP - Como foi a mudança para um dos melhores, senão o melhor clube do mundo em hóquei patins?
Hélder Nunes - Foi boa, era uma mudança que já tinha em mente mas nunca surgiu a altura certa. Era capitão do Porto e deixar o clube que sempre desejei representar também não foi tarefa fácil, mas senti que agora estava na altura ideal para dar este passo na minha carreira.

NHP - Pode dizer-se que até teve “sorte” nesta mudança, visto que o seu companheiro de seleção João Rodrigues também representa o Barcelona neste momento, são muito cúmplices?
Hélder Nunes Sem duvida, eu e o João já eramos amigos há bastante tempo mas sem duvida que te-lo cá foi muito importante na minha adaptação principalmente porque tinha um amigo sempre ao meu lado.

NHP - Sentiu que teve apoio suficiente nesta nova fase da sua vida?
Hélder Nunes Sim! Apoio foi coisa que não me faltou. a família, os jogadores e o clube foram inexcedíveis e só me resta agradecer a todos pelo carinho.

Crédito fotos: Victor Salgado – FCB

NHP - De que forma é que a paternidade entrou na sua vida neste momento em que está no ponto alto da sua carreira? 
Hélder Nunes Achavamos que era a altura certa porque ainda somos jovens e temos o mundo a nossa frente! Estamos muito felizes.

NHP - Foi fácil lidar com o confinamento longe de casa (não estando em Portugal)?
Hélder Nunes onfinamento em Portugal ou fora nunca é fácil. Por sorte estivemos sempre a treinar todos juntos via zoom e dava sempre para termos os nossos momentos em equipa. Com a família também falávamos todos os dias através de video chamadas o que facilitou bastante estes tempos mais esquisitos.

NHP - Sente-se preparado para o início da nova época que se inicia no próximo dia 26 uma vez que esta época irá diferenciar-se das outras devido á situação de pandemia em que nos encontramos?
Hélder Nunes Completamente preparado. O clube forneceu-nos todas as condições e trabalhamos a 200% para quando começar a competição. Estarmos mais do que preparados.

NHP - Tenciona voltar a jogar um dia em Portugal novamente?
Hélder Nunes - Certamente voltarei a jogar em Portugal, não sei daqui a quanto tempo, mas Portugal é o meu pais e tenciono voltar nem que seja para acabar a carreira.

Crédito fotos: Victor Salgado – FCB

Obrigado!
Inês Silva
Notícias Hóquei em Patins

Comentários