Como não podia faltar, chegou a calculadora: as contas para Portugal chegar à final

Retirado de: zerozero.pt

Portugal venceu, esta quinta-feira, a Espanha por 9x10 num encontro absolutamente épico referente à 4ª jornada da fase de grupos do Europeu e deixou, assim, as contas todas em aberto para a última jornada, para decidir quem vai à final da prova. Há vários cenários, mas nem todos são favoráveis a Portugal. 

Antes de mais nada, há um ponto que é absolutamente imperativo para que a Seleção das Quinas possa começar a fazer contas e sonhar com a presença na final do Europeu: ganhar a Andorra. Se Portugal quiser entrar nas contas para estar na finalíssima, terá que vencer a seleção de Andorra, que soma um empate e três derrotas até ao momento, na 5ª e última jornada e só depois poderá fazer as contas. 

Ora, imaginando que Portugal vence efetivamente Andorra, os cenários são imensos e os comandados de Renato Garrido nunca estarão dependentes apenas de si mesmos. 

Eis os cenários: 

Se Portugal vencer Andorra e a França vencer Espanha, Portugal está na final juntamente com os franceses; 

Se Portugal vencer Andorra e França e Espanha empatarem, Portugal está na final juntamente com França; 

Se Portugal vencer Andorra, mas a Espanha vencer França por um ou dois golos, então é a seleção espanhola quem se junta aos franceses na final; 

Se Portugal vencer Andorra e Espanha vencer França por três ou mais golos, haverá final entre Espanha e Portugal 

Há, ainda, um outro cenário mais complexo, dependente da combinação de três resultados. Caso Espanha e França empatem, Portugal empate com Andorra e a Itália vencer a Alemanha (terão sempre que acontecer estes três resultados em simultâneo), italianos, espanhóis e portugueses ficam com oito pontos cada. Ora, nesse caso, será feito um mini campeonato entre as três e aí é Portugal quem sairia vitorioso, uma vez que somou quatro pontos (vitória frente a Espanha e empate com Itália) nos duelos entre si, ao passo que a Itália somou dois (empate com Espanha e Portugal) e Espanha apenas um (empate com Itália e derrota com Portugal).

Texto retirado do zerozero.pt

Comentários