Hóquei Noticias 18 abril 2021

Numa das partidas de maior interesse da ultima jornada da fase regular do nacional da 1ª divisão, o pavilhão Fidelidade na Luz recebeu o duelo entre Benfica e OC Barcelos.

Um jogo onde o Benfica tentava segurar o quarto lugar e o OC Barcelos o segundo posto.

O resultado foi estabelecido num final de loucos, onde o Barcelos esteve a vencer por 4-3 aos 23' e permitiu a reação ao Benfica, que triunfou por 5-4 no ultimo minuto.

Com este resultado, o OC Barcelos perdeu o segundo lugar para o Sporting CP que venceu a Sanjoanense e o Benfica segurou o quarto posto, à frente da Oliveirense que foi derrotada pelo FC Porto.

A jogar e a querer mostrar as grandes exibições realizadas no luso na fase de grupos da Liga Europeia onde derrotou o Barcelona e o Corunha, o Benfica cedo marcou, logo aos 5' por Lucas Ordoñez.

A resposta do OC Barcelos apareceu aos 9' por intermédio de Luís Querido.

Apesar de algumas oportunidade de golo criadas pelas duas equipas, o marcador chegou ao descanso com a igualdade a uma bola.

No segundo tempo, o Benfica voltou a superiorizar-se no resultado aos 4' com Lucas Ordoñez a fazer o 2-1.

Sabendo que só um resultado positivo interessava aos minhotos, neste caso a vitoria para segurar o segundo lugar, o OC Barcelos arriscou e voltou a empatar aos 13' por Dario Gimenez.

Depois de Diogo Rafael ter falhado uma grande penalidade, o avançado do OC Barcelos, Dario Gimenez podia ter dado vantagem aos minhotos mas não aproveitou um livre direto a punir a décima falta do Benfica.

Na mesma infração agora do OC Barcelos, Lucas Ordoñez permitu a defesa de Conti Acevedo.

Acreditando que era possível vencer o jogo, o OC Barcelos conseguiu finalmente passar para a frente do marcador aos 21' por Luís Querido.

Aos 23' Diogo Rafael viu o cartão azul, originado um livre direto que Dario Gimenez não concretizou.

A jogar com menos um jogador o Benfica empatou por Lucas Ordoñez, mas Miguel Rocha voltou a dar vantagem aos minhotos.

O OC Barcelos não conseguiu segurar a vantagem e Dario Rampulla empatou e já no ultimo minuto Lucas Ordoñez fez o 5-4 para o Benfica.

Assim o OC barcelos termina no terceiro lugar, jogando agora o play off com o sexto classificado, o Tomar.

Em relação ao Benfica que finalizou no terceiro lugar defronta a UD Oliveirense, quarta classificada. - in plurisports.com



O FC Porto fechou a primeira fase do nacional de hóquei em patins com chave de ouro. Esta tarde, em Oliveira de Azeméis, os detentores do título bateram a Oliveirense por 5-2 e somaram a 21.ª vitória em 26 jornadas. Cientes de que o resultado alcançado no Pavilhão Dr. Salvador Machado em anda alteraria a classificação final, os hoquistas da Invicta exibiram uma postura séria desde o apito inicial e somaram os últimos três pontos no campeonato frente a um conjunto que será adversário meias-finais da Liga Europeia. Para já segue-se a Juventude de Viana nos quartos de final do play-off, disputados à melhor de 5.

A contenda arrancou de feição para os forasteiros - que entraram com o habitual suplente Tiago Rodrigues de início na baliza - e ao quarto minuto já haviam inaugurado o marcador. Após transição rápida, Rafa rematou de primeira para o fundo das redes do ex-portista Nélson Filipe. Cinco minutos volvidos, Poka dilatou a vantagem azul e branca num forte disparo de longe. Na segunda metade do primeiro tempo, e novamente de meia distância, foi a vez de Giulio Cocco inscrever o respetivo nome na lista dos marcadores. O 4-0 surgiu ainda antes do intervalo e foi assinado pelo quarto jogador diferente: Rafa assistiu Ezequiel Mena para o argentino se estrear a marcar ao poste mais distante.

Regressado das cabines para a etapa complementar, Gonçalo Alves desperdiçou o livre direto resultante da décima falta oliveirense e logo a seguir uma grande penalidade. Na resposta, a formação da casa reduziu para 1-4, por Marc Torra. Os comandados de Paulo Pereira não vacilaram da marca de penálti e marcaram o segundo por Lucas Martínez pouco depois. Com uma vantagem de dois golos a dois minutos do término, o capitão Reinaldo García deu a machadada final e fechou o resultado em 5-2 a favor do FC Porto.

Os Dragões voltam a entrar em pista no primeiro dia de maio, para defrontar a Juventude de Viana no jogo 1 dos quartos de final do play-off de apuramento do campeão 2020/21. in plurisports.com

Fonte- FC Porto 


O HC Turquel venceu esta tarde o Valongo, no recinto destes por 1-2 e garantiu a permanência no principal campeonato luso.

A formação da “Aldeia do Hóquei” entrava para esta ultima ronda só com um fito- Vencer. Tudo o resto colocava a equipa de Turquel na 2.ª divisão.
Um jogo de nervos e ansiedade perante um Valongo tranquilo e já com a sua classificação definida, e que obrigava o Turquel a superar-se e acreditar que tal era possível. E foi. Duro, frente a um Valongo que procurou sempre os três pontos, e até começou a vencer.
Guilherme Silva aos 4 minutos de grande penalidade fez o 1-0. André Pimenta no minuto seguinte empatou e aos sete minutos foi Tiago Mateus a colocar o Turquel em vantagem.
Um resultado que se manteria até final, pese as várias oportunidades de golo que foram havendo no decorrer do jogo.
Últimos minutos com o Turquel a defender como podia, a desejar que o relógio correr depressa, mas a ultima prova de fogo estava reservada para os segundos finais quando foi assinalada uma grande penalidade contra os “Brutus dos Queixos”.
Guilherme Silva chamado a converter a GP enviou a bola ao ferro e na recarga foi Diogo Almeida a agigantar-se e a dar o corpo às balas para segurar o triunfo e consequente permanência.

Foi o extravasar da alegria e o descarregar de todas a emoções e medos que pairavam sobre os alvinegrosin plurisports.com


O Sporting CP venceu este sábado a Sanjoanense por 10-6 em jogo que contou para a última jornada da fase regular do nacional da 1.ª divisão e subiu ao 2.º lugar, beneficiando da derrota do Barcelos no “Fidelidade” frente ao SL Benfica.

Esperava-se um bom jogo de hóquei em patins, no Pavilhão João Rocha, e as duas equipas não desiludiram. O encontro foi disputadíssimo do início ao fim e terminou com 16 golos e um triunfo justo dos Leões.

A equipa orientada por Paulo Freitas entrou bem na partida e colocou-se a vencer logo aos 30 segundos, quando Matías Platero abriu o marcador. Ainda assim, a formação visitante não tardou em responder e, aos cinco minutos, empatou o jogo (1-1).

Valeram depois os três golos marcados de “rajada” por Gonçalo Nunes, Toni Pérez e Verona, a dar maior conforto aos Leões (4-1), mas a equipa visitante, que tinha roubado pontos ao Sporting CP na primeira volta do campeonato, não desmotivou e respondeu com dois golos em dois minutos.

Assim, a vantagem Leonina foi encurtada, mas nunca esteve em causa, até porque, aos 24 minutos, Ferran Font também marcou e levou os Leões para o intervalo a vencer por 5-3.

Uma vantagem justa que foi aumentada logo no recomeço da partida, novamente por Matías Platero que dobrou, assim, a diferença de golos entre as duas equipas logo numa fase inicial. Gonçalo Nunes também bisou, logo a seguir, e aumentou a vantagem verde e branca (7-3), que voltou a durar pouco tempo.

Aos 32 minutos, a AD Sanjoanense marcou o quarto golo e, no minuto seguinte, fruto de uma grande penalidade conseguiu marcar o quinto, voltando a encurtar a vantagem verde e branca. A formação visitante ainda teve, depois a oportunidade de marcar mais um, mas Zé Diogo evitou o 7-6.

“Quem não marca, sofre” e foi o que aconteceu. Aos 36 minutos, também o capitão Pedro Gil fez o ‘gosto ao stick’ e fez o 8-5 para o Sporting CP. Mas o marcador continuou mexido, com a AD Sanjoanense a fazer o 8-6 de imediato.

Um resultado que durou três minutos porque, Gonçalo Nunes, em tarde de regresso, chegou aos três golos da conta pessoal quando ainda faltavam dez minutos para jogar. A etapa final da partida foi, por isso, mais calma no placard, mas não no rinque e o Sporting CP ainda voltou a marcar por Alvarinho, que assim fechou as contas, aos 48 minutos.

Nos quartos-de-final do Campeonato Nacional, ganhos à melhor de três jogos, os Leões já sabem que vão defrontar a AD Valongo. in plurisports.com

Fonte/Foto- Sporting CP 


FC Porto, Sporting e Benfica vencem; Turquel garante permanência.

Por Eduardo Pedrosa Marques

Está concluída a fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. FC Porto, Sporting e Benfica venceram os seus jogos, sendo que os encarnados foram os que sentiram mais dificuldades em alcançar os três pontos, batendo o a OC Barcelos pela margem mínima (5-4).

 

Os dragões, que terminaram no 1.º lugar, triunfaram no terreno da Oliveirense (5-2), ao passo que os leões, que ficaram no 2.º posto, golearam a Sanjoanense (10-6).

 

A Juventude de Viana garantiu a última vaga de acesso ao play-off, depois de vencer, de forma expressiva, em Almeirim, por 6-0.

 

Nesta ronda jogava-se ainda a permanência, com o grande destaque a ir na direção do HC Turquel: o conjunto turquelense, que entrava para esta jornada em zona de despromoção (apesar de depender apenas de si para continuar entre a elite nacional na próxima época), venceu na deslocação ao reduto do Valongo, por 2-1, e garantiu a manutenção no principal escalão.

 

Com esta vitória dos Brutos dos Queixos, a descida acabou por decidir-se no encontro entre o Famalicense e o HC Braga, com a vitória a sorrir aos bracarenses, por 7-3. Dessa forma, o Famalicense acompanha o Riba D’Ave e os Tigres de Almeirim na descida de divisão.

 

Resultados da 26.ª e última jornada da fase regular:

Sporting 10 Sanjoanense 6

Tigres Almeirim 0 Juventude de Viana 6

Oliveirense 2 FC Porto 5

Benfica 5 OC Barcelos 4

Valongo 1 HC Turquel 2

SC Tomar 6 Riba D’Ave 3

Famalicense 3 HC Braga 7

 

Desta forma, FC Porto, Sporting, OC Barcelos, Benfica, Oliveirense, SC Tomar, Valongo e Juventude de Viana irão disputar o play-off, ao passo que Famalicense, Riba D’Ave e Tigres de Almeirim descem à 2.ª divisão nacional. - in abola.pt



FAC acompanha Riba d’Ave na descida de divisão

Na última jornada do campeonato nacional da 1ª divisão, o FAC perdeu em casa com o HC Braga, por 3-7, e desceu de divisão. Recorde-se que ao Famalicense o empate servia para a manutenção no escalão maior do hóquei em patins nacional, mas a equipa treinada por Vítor Silva não conseguiu, pelo menos, um ponto que lhe permitia atingir esse objetivo.

Já o Riba d’Ave, já despromovido, perdeu em casa do Tomar, por 6-3.

A última jornada da fase regular foi disputada na tarde deste sábado. - in cidadehoje.pt



Juventude de Viana triunfa fora de casa frente ao HC Tigres

Minhotos ficaram entre os oito melhores do campeonato.

Este sábado, a Juventude de Viana deslocou-se até Almeirim para defrontar o HC Tigres, num jogo a contar para a jornada 26 da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A equipa minhota foi mais eficiente e fechou a partida por 0-6.

Os visitantes começaram cedo a criar perigo para a formação da casa. Diogo Casanova atrasou o esférico para Pedro Batista que aproveitou a oportunidade para inaugurar o marcador. O segundo golo dos minhotos resultou de um livre direto. Na sequência da grande penalidade, Remi Herman apontou o 0-2.

Apesar da vantagem, a turma de André Azevedo não arredou pé. Nelson Pereira passou para a grande área e Gustavo Lima apareceu para finalizar com sucesso. Ainda na primeira parte do encontro, os minhotos somaram o quarto golo. Na marcação de um novo livre, João Pereira aumentou a diferença do marcador.

Na segunda metade do jogo, a qualidade da formação de Viana de Castelo continuou presente e fez com que houvesse lugar para mais dois golos da equipa. A faltar cerca de dez minutos para o final da partida, Gustavo Lima bisou na concretização de um livre.

Sem perder muito tempo, os forasteiros consolidaram a vitória. Gonçalo Neto passou para Francisco Silva, que ultrapassou todos os adversários até ficar frente a frente com o guardião do HC Tigres. O número seis não hesitou e colocou a bola no fundo das redes.

Com o resultado de 0-6, a Juventude de Viana termina a fase regular do campeonato no oitavo lugar da tabela classificativa com 29 pontos. Os minhotos conseguiram assim apurar-se para os playoffs que decidem o campeão nacional do principal escalão de hóquei em patins português. O playoff inicia-se nos quartos de final, nos quais os vianenses vão medir forças com o FC Porto, que vão ser disputados à melhor de três, assim como as meias finais. Já a final da competição vai ser decidida à melhor de cinco. - in comumonline.com


Comentários